Este evento teve enquadramento na perspectiva da ratificação e entrada em vigor, no princípio do próximo ano, do Tratado de Lisboa e à luz dos novos e significativos desenvolvimentos no ambiente estratégico de segurança internacional.
Os cidadãos portugueses, sobretudo os jovens, têm participado muito pouco na concepção, construção e processo de integração da UE, que tem sido feita demasiado à margem dos europeus. Acresce que as questões de segurança e defesa colectiva não são assunto com suficiente debate, conferindo-lhes os portugueses baixa prioridade, como ficou bem patente não só na campanha eleitoral como na elevada taxa de abstenção do passado acto eleitoral para o Parlamento Europeu. Em análise esteve a reflexão e debate sobre o novo quadro de Segurança e Defesa Europeia e sua conexão com os interesses de Portugal, tendo em consideração os seguintes desenvolvimentos:
- a previsível ratificação do Tratado de Lisboa;
- os novos riscos e ameaças identificados no relatório de avaliação da implementação da Estratégia Europeia de Segurança (EES);
- as decisões do Conselho Europeu de 11 de Dezembro de 2008, designadamente no que se refere ao desenvolvimento de capacidades da PESD e ao reforço da coordenação civil-militar;
- a nova administração dos EUA, a mudança de atitude estratégica nas relações transatlânticas e a janela de oportunidade para alcançar uma maior eficácia multilateral perante os desafios da segurança internacional;
- a reintegração da França na estrutura militar integrada da NATO, a revisão do Conceito Estratégico da NATO e sua incidência numa parceria estratégica renovada UE-NATO.
Os conferencistas do painel único "O novo quadro estratégico Europeu" foram as seguintes personalidades que desenvolveram os temas indicados: - TGen. Abel Cabral Couto, EuroDefense-Portugal - "A evolução da Estratégia Europeia de Segurança - opções para Portugal". - Prof. Doutor José António Palmeira, Universidade do Minho - "O aprofundamento das relações UE-NATO ? oportunidades, desafios e opções para Portugal". - Drª Ana Isabel Xavier, Membro do Grupo de Trabalho de Jovens do EuroDefense-Portugal, Presidente da Direcção da DECIDE e Doutoranda da Universidade de Coimbra e Drª Liliana Domingues Reis, Doutoranda da Universidade do Minho - "A participação de Portugal na Política Europeia de Segurança e Defesa. Que papel para os jovens?" Na sessão de abertura usaram da palavra o Prof. Doutor Luís Lobo-Fernandes, Professor Catedrático da Universidade do Minho, titular da Cátedra Jean Monnet, o Dr. António Figueiredo Lopes, Presidente da Direcção do Centro de Estudos EuroDefense-Portugal, e o aluno finalista Pedro Lima, membro do Centro de Estudos do Curso de Relações Internacionais (CECRI). Para estimular o debate o Dr. Filipe Alves, Presidente da Associação de Estudos de Pós-Graduação em Relações Internacionais e Ciência Política da Universidade do Minho (Areopagum), apresentou um texto-síntese e comentários. Sob a coordenação científica da Profª Doutora Ana Paula Brandão, da Universidade do Minho, esta Conferência teve como propósito congregar a participação de jovens universitários na reflexão e debate sobre o processo de construção e integração da União Europeia, nomeadamente nos aspectos de segurança e defesa, num caminho de partilha e compromisso europeus mas também de respeito dos direitos dos cidadãos e garantia dos interesses nacionais. Associaram-se a este projecto o NICPRI - Núcleo de Investigação em Ciência Política e Relações Internacionais, (www.nicpri.uminho.pt), o CECRI - Centro de Estudos do Curso de Relações Internacionais, a AREOPAGUM - Associação de Estudos de Pós-Graduação em Relações Internacionais e Ciência Política, o CDEUMINHO - Centro de Documentação Europeia da Universidade do Minho (www.cdeum.uminho.pt), o IDN - Instituto da Defesa Nacional (www.idn.gov.pt) e a DECIDE - Associação de Jovens Auditores para a Defesa, Segurança e Cidadania (www.decideportugal.org).
|