Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT
Sílvia Mendes Camões
Doutoramento em Ciência Política (Universidade de Binghamton - Universidade Estadual de Nova Iorque)
Departamento de Ciência Política
 
  Professor Associado com Agregação
  silvia.mendes@eeg.uminho.pt
   601944 , 253604510
Sou professora associada de Ciência Política e diretora do Centro de Investigação em Ciência Política. A minha investigação, abrange três subáreas da Ciência Política: políticas públicas (teoria da dissuasão e a delinquência juvenil; comportamento político ( determina a confiança dos cidadãos nas instituições políticas e como esta confiança molda as atitudes e comportamentos dos cidadãos; área da administração pública (as questões relacionadas com accountability, a avaliação e gestão de desempenho, particularmente os efeitos da cultura organizacional e autonomia burocrática no desempenho público). É possível encontrar alguns dos meus trabalhos em revistas como o British Journal of Political Science, Policy Studies Journal, European Journal on Criminal Policy and Research, Criminal Justice Review, International Journal of Productivity and Performance Management e Public Money and Management. Atualmente estou envolvida em dois projetos de investigação, um primeiro visa o estudo da legitimidade e confiança na aplicação da lei bem como o medo do crime. O segundo projeto prende-se com o estudo da delinquência juvenil, suas causas, consequências e que políticas “funcionam”. Dirigo a equipa de trabalho de Portugal no International Self-Report Delinquency (ISRD), em colaboração com a Sociedade Europeia de Criminologia.
políticas públicas
políticas criminais
avaliação de políticas públicas
confiança política
accountability e desempenho na administração pública.
Publicações selecionadas
Soares, M., Barbosa, M., Matos, R., & Mendes, S. M. (2018). Public protest and police violence: Moral disengagement and its role in police repression of public demonstrations in Portugal. Peace and Conflict: Journal of Peace Psychology, 24(1), 27–35. DOI
Anderson, C. J., & Mendes, S. M. (2006). Learning to lose: Election outcomes, democratic experience and political protest potential. British Journal of Political Science, 36(1), 91–111. DOI
McDonald, M. D., Mendes, S. M., & Budge, I. (2004). What Are Elections for? Conferring the Median Mandate. British Journal of Political Science, 34(1), 1–26. DOI
Mendes, S. M., & McDonald, M. D. (2001). Putting Severity of Punishment Back in the Deterrence Package. Policy Studies Journal, 29(4), 588–610. DOI