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Estudantes da EEG vencem Prémio Nacional de Inovação Voltar

sexta-feira, 26/03/2021   
Floreo
Cinco estudantes da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho venceram um prémio nacional de inovação no Programa Start-Up da Junior Achievement Portugal (JAP) com um projeto de sustentabilidade alimentar que junta cozinha, horta e mercado num mesmo espaço – um veículo – e que visa dar mais visibilidade a produtores locais. O projeto, designado Floreo, ganhou o Prémio EDP Groundbreaking, distinguindo-se entre os 26 que chegaram à final do concurso.
O trabalho foi desenvolvido pelos estudantes André Machado, Catarina Alves e Sofia Mota, do mestrado em Negócios Internacionais, e Pedro Santos e Sofia Cortinhas, do mestrado em Economia Industrial e da Empresa. A ideia consiste num food truck (autocarro) com o piso superior para uma horta hidropônica (cultivo sem solo) e o piso inferior para uma cozinha/restaurante e uma banca de frutas e legumes. Associa ainda uma plataforma online que permite ao consumidor comprar produtos frescos a produtores locais parceiros e ainda obter ofertas ou informações, como ver a pegada ecológica dos produtos comercializados.
Os estudantes promotores fizeram ainda um estudo por questionário, verificando que 70% dos 200 respondentes aceitariam pagar 20% a mais por uma refeição saudável e 60% adquiririam produtos e serviços da Floreo. “Propomos uma alternativa saudável e sustentável, contribuindo assim de forma ativa para a salvaguarda do planeta e para sensibilizar a sociedade”, refere Pedro Santos. O projeto contou com a orientação do professor da EEG Nuno Marques e os alunos procuram agora concretizar o negócio, estando a avaliar fontes de financiamento e outras ações de inovação e empreendedorismo. O prémio que a equipa obteve permite também participar num programa profissional e em workshops da EDP. “Acreditamos numa rede comunitária de alimentação sustentável e no potencial deste projeto no mercado, que sendo itinerante permite chegar a todo o lado”, diz Sofia Mota. A equipa estima ser preciso um investimento inicial de 100 mil euros e que se possa atingir os 50 mil consumidores em cinco anos. Para isso, prevê-se ações de franchising e parcerias, tendo os municípios do Porto, Braga e Guimarães já sido contactados e mostrado interesse no projeto.
O Start Up Programme da JAP oferece a alunos universitários uma formação em empreendedorismo proporcionando a oportunidade de viverem e vivenciarem a gestão da sua própria empresa, dando-lhes uma perspetiva de como as suas competências podem ser utilizadas no desenvolvimento de um negócio. Com o apoio e acompanhamento de voluntários provenientes de empresas, os alunos têm uma experiência real do mundo dos negócios: desenvolvendo um conceito, uma proposta de investimento e um plano de negócios.

Parabéns aos nossos estudantes vencedores e ao professor Nuno Marques!

+Inf:
facebook.com/juniorachievement.portugal
http://www.japortugal.org/educacao/ensino-universitario/906-start-up-programme.html
Gabinete de Comunicação
Escola de Economia e Gestão
Universidade do Minho
Telefone: 253 604541
e-mail: gci@eeg.uminho.pt
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