Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

João Leite Ribeiro em entrevista à Notícias Magazine fala no que está a mudar no recrutamento e seleção online Voltar

segunda-feira, 17/05/2021   
João Leite Ribeiro_Recrutamento online
O recrutamento e seleção de pessoas enquanto prática da Gestão de Recursos Humanos tem vindo a modificar-se há vários anos. O recurso ao digital tem aumentado fazendo com que este tipo de processos sejam cada vez mais conduzidos à distância e onde cada detalhe importa. Nos contextos online, estes momentos podem ser percebidos e/ou sentidos como mais impessoais e nos quais quase tudo pode acontecer sendo um desafio para as duas partes: para quem busca trabalho e para quem procura talentos.
João Leite Ribeiro, Professor do Departamento de Gestão da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho e Membro do CICS.NOVA em entrevista à Notícias Magazine refere ainda que a informação e a preparação são duas estratégias que tanto recrutadores como candidatos a emprego podem e devem utilizar. Defende que as entrevistas online intensificaram-se com a pandemia, “funcionando esta como um acelerador do que já vinha a acontecer”. Para o professor de Gestão de Recursos Humanos da EEG a pandemia apressou a tecnologia, intensificou o uso das ferramentas digitais, o trabalho remoto, as entrevistas através das plataformas digitais, as provas e as avaliações online, já não são processos estranhos”. Ambas as partes reconhecem que o online conduziu a este nível a poupança de tempo e redução de despesas.
As pessoas estão a enfrentar um mundo diferente, há cuidados a ter numa entrevista online, o espaço, a iluminação, os segundos e terceiros planos, a qualidade de imagem, a rede, o sinal, a net. Para João Ribeiro todos estes ambientes são importantes serem preparados no sentido de se perceber os contextos e compreender o melhor possível os conhecimentos, competências e habilidades que são convocados. É importante que se conheça bem a organização, a sua visão e missão, princípios e valores bem como, “ver a imagem de mercado que a organização quer dar. Ler elogios e críticas. Ir além da tendência do negócio. Nas entrevistas também se procuram pessoas que vão para lá dos algoritmos, para lá dos números, para lá dos resultados”.
As entrevistas de emprego online estão cada vez mais presentes nas empresas e as novas gerações dominam muito bem estes ambientes virtuais. O digital veio para ficar. Há que preparar todo o espaço virtual para uma entrevista de emprego, a tecnologia, o som, a luz, qualidade de imagem, ensaiar frente ao espelho, a roupa como se fosse estar numa entrevista presencial, o timbre e o tom de voz, a pontualidade, estar preparado para o que possa surgir, conhecer bem a organização e a função, preparar-se para responder a perguntas como que competências desenvolveu durante a pandemia e os confinamentos, saber comunicar com um computador à frente. “Quem recruta tem mecanismos mais ágeis, velozes e interativos para anunciar o que procura”, afirma João Ribeiro.
O digital veio mesmo para ficar e não foi coisa a partir de Março de 2020. O recrutamento e seleção online deixou de ser uma opção e passou a ser uma alternativa onde cada uma das partes deve preparar-se, informar-se, formar-se e definir planos de contingência para abordar o duro e mutável mercado de trabalho.
Gabinete de Comunicação
Escola de Economia e Gestão
Universidade do Minho
Telefone: 253 604541
e-mail: gci@eeg.uminho.pt
João Leite Ribeiro_Recrutamento online