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 Detalhe do evento

EEGConnect | Debate “A crítica como exercício de cidadania: desafios da informação digital” Voltar

terça-feira, 16/10/2018    Campus de Gualtar - CP II | Room 1.07, 16h00
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A Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho acolheu o debate “A crítica como exercício de cidadania: desafios da informação digital”, que contou com a intervenção de Gonçalo Marcelo (Católica Porto Business School) e moderação de Vanessa Fraga (Universidade do Minho) e Patrícia Oliveira (Fórum dos Cidadãos).
O evento está integrado no ciclo de seminários do EEGConnect e a participação no mesmo é creditada no âmbito do Programa de Desenvolvimento de Competências Transversais da EEG (EEGenerating Skills).

Este debate tem como ponto de partida a questão da influência da informação na cidadania e na mobilização política, e o problema da verificação da fiabilidade da informação digital. Num momento que alguns designam, de forma talvez um pouco exagerada, como sendo o de uma suposta “pós-verdade”, marcada por "fake news", algoritmos cada vez mais sofisticados para tentar manipular o comportamento dos utilizadores na internet, e a interferência destes mecanismos em diversas campanhas políticas, urge colocar a questão de como verificar a informação e tentar promover uma participação cívica e política com menos distorções. Este problema é tão mais grave quanto parece claro que estas táticas terão sido usadas recentemente por movimentos populistas de direita (aqueles que podemos considerar pertencer à paradoxal “internacional populista”).
Movidos por uma crítica do globalismo e apresentando propostas que são implícita ou explicitamente xenófobas e raiam o discurso de ódio, estes movimentos ganham força eleitoral, muitas vezes promovendo campanhas que diabolizam um “inimigo”, um “outro”, seja esse outro uma minoria, os estrangeiros, uma elite ou a União Europeia. Sendo que estes movimentos muitas vezes recorrem às táticas de manipulação da informação e que as suas vitórias eleitorais podem configurar-se como uma ameaça para as democracias liberais, torna-se indispensável perceber como tentar resistir a estas táticas e, assim, tentar proteger o exercício democrático deste tipo de manipulação.
Partindo de uma perspetiva de filosofia política e de teoria crítica, o debate apresenta o exercício crítico, por parte não só da academia mas também dos próprios cidadãos, e a necessidade, por parte quer das instituições quer dos meios de comunicação social, de encontrar formas de verificar a fiabilidade da informação, indo para lá da chamada “bolha” ou “câmara de eco” de funcionamento das redes sociais, como formas de promover um exercício democrático mais são e emancipatório.

Gonçalo Marcelo é licenciado em filosofia (2007) e doutorado em filosofia moral e política (2014) pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, tendo feito investigação em Louvain-la-Neuve, Paris e Nova Iorque. Atualmente, é bolseiro de pós-doutoramento, financiado pela FCT (SFRH/BPD/102949/2014), desenvolvendo um projeto de investigação no Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra (UID/ELT/00196/2013), em parceria com o departamento de Filosofia da Columbia University (Nova Iorque), Professor convidado na Católica Porto Business School, investigador integrado e líder de grupo na COST Action CA16211 Reappraising Intellectual Debates on Civic Rights and Democracy in Europe (RECAST). Os seus principais interesses de investigação incidem na filosofia social e política, na teoria crítica, na ética e na hermenêutica.

ECTS: 0.25
Vagas: 90


Prazo de inscrições e de cancelamento: 14 de outubro de 2018
Gabinete de Comunicação
Escola de Economia e Gestão
Universidade do Minho
Telefone: 253 604541
e-mail: gci@eeg.uminho.pt
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