Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

EEGConnect | Apresentação e debate do livro “Crise e Castigo e o dia seguinte” Voltar

terça-feira, 18/02/2020    Campus de Gualtar | EEG - room 0.03, 17h00
apresentacao do livro
A Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho (EEG) convida para o debate e apresentação do livro “Crise e Castigo e o dia seguinte” da autoria de Fernando Alexandre, Luís Aguiar-Conraria e Pedro Bação. A abertura da sessão esteve a cargo do Reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro. Segue-se a apresentação do livro por Artur Santos Silva (Presidente Honorário do BPI, Curador da Fundação La Caixa). A sessão terminou com um debate com os autores do livro Fernando Alexandre, Luís Aguiar-Conraria e Pedro Bação.

Sinopse do livro: Disseram-nos que nós, cidadãos, confiámos demasiado no futuro e vivemos acima das nossas possibilidades, logo, afundámos a economia nacional. Mas qual foi o papel do Estado e do cenário internacional neste naufrágio? Quais as causas profundas da crise que resultou no resgate de 2011, o terceiro desde a revolução de Abril, após anos de endividamento? Neste ensaio indispensável, três dos nossos melhores macroeconomistas analisam com minúcia a evolução da economia portuguesa nas últimas três décadas. Passo a passo, explicam-nos o como e o porquê da crise e do castigo por que passámos, e a recuperação que se lhe seguiu.
Entre outras conclusões, está a de que cada um de nós, individualmente, pouco ou nada poderia ter feito para contrariar o rumo que levou à crise porque as decisões cruciais foram tomadas por quem dominava as redes de interesses que capturaram o Estado. Durante o ajustamento e a recuperação, registaram-se avanços. Mas o ténue crescimento dos últimos cinco anos sugere que Portugal continua numa armadilha de baixo crescimento.

Uma iniciativa conjunta da Fundação Francisco Manuel dos Santos e da Escola de Economia e Gestão da UMinho.

Inscreve-te

Prazo de inscrições e de cancelamento: 15 de fevereiro de 2020
Gabinete de Comunicação
Escola de Economia e Gestão
Universidade do Minho
Phone: 253 604541
e-mail: gci@eeg.uminho.pt
apresentacao do livro