Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Partilhando IDEAs - Desafios de um ensino e aprendizagem à distância Voltar

terça-feira, 09/06/2020   
noticia joaquim silva
Joaquim Silva é Diretor da licenciatura em Marketing da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho e membro do Centro para a Inovação e o Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem da Universidade do Minho (IDEA_UMinho). Em entrevista ao GCI-EEG, fala-nos de uma iniciativa do Centro IDEA-UMinho, Partilhando IDEAs, e revela-nos que “a necessidade de mudar para um ensino e aprendizagem à distância levantou enormes desafios.”

Como definiria o Partilhando IDEAs em 4 palavras?
Partilha, Aprendizagem, Comunidade, Inovação.

Como surgiu o Partilhando IDEAs?

O Partilhando IDEAs é uma iniciativa do Centro IDEA-UMinho (Centro para a Inovação e o Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem). Iniciou-se no dia 1 de abril de 2020, no contexto da COVID 19 que determinou a suspensão das atividades letivas presenciais. A necessidade de mudar para um ensino e aprendizagem à distância levantou enormes desafios, que necessitaram de uma resposta rápida e com qualidade. O Partilhando IDEAs, ao ser um espaço informal de reflexão e de cocriação de ideias e práticas aberto a toda a comunidade educativa, permitiu ultrapassar certas barreiras estruturais inerentes ao funcionamento organizacional, e, desta forma, contribuiu para acelerar as mudanças necessárias ao novo contexto de ensino e aprendizagem. De realçar que a UMinho esteve na linha da frente desta mudança, o que nos deve deixar orgulhosos do trabalho realizado até ao momento.

Qual o principal objetivo desta iniciativa?

O Partilhando IDEAs é um espaço aberto a toda a comunidade educativa, que tem como principal objetivo a partilha e aprendizagem entre colegas, a reflexão sobre os desafios levantados pelo ensino e aprendizagem à distância, a promoção das boas ideias e práticas e o fortalecimento da colegialidade. As conversas realizam-se ao final da tarde das quartas feiras, por volta das 18:30h, e decorrem num clima de grande informalidade.

Quais as maiores dificuldades com que a iniciativa se debate?

Não há propriamente dificuldades. Há um espírito muito positivo e informal que torna o Partilhando IDEAs num espaço muito agradável de conversa e partilha de temas pedagógicas e educacionais que interessam a todos.

A quem se destina a iniciativa Partilhando IDEAs?

O Partilhando IDEAs destina-se a toda a comunidade educativa. É de realçar que temos contado com a presença recorrente de muitos professores, funcionários, estudantes da UMinho, do presidente e de dirigentes da AAUM, e de professores de outras Universidades portuguesas e do Brasil. Tivemos também o prazer de receber diversos convidados como o Sr. Reitor da Universidade do Minho, Professor Rui Vieira de Castro, a Professora Sandra Soares, Pró-reitora para a Inovação Curricular e a Internacionalização da Formação dos 1.º e 2.º ciclos e responsável pelas iniciativas de inovação pedagógica na sua Universidade, o Presidente da Associação Académica da UAveiro, e os Presidentes dos Conselhos Pedagógicos das UOEI da UMinho.

Quais são as temáticas das sessões que têm vindo a realizar?

Ao longo das dez sessões realizadas até ao presente, conversamos sobre diversos temas adequados ao momento e à evolução dos processos pedagógicos e da realidade educativa, tendo como pano de fundo o ensino e aprendizagem à distância. Iniciamos o Partilhando IDEAs com as primeiras questões e orientações para as aulas à distância, conversamos depois sobre a avaliação formativa e sumativa, as condições e necessidades dos docentes e dos alunos, a promoção do envolvimento dos alunos, e as primeiras avaliações das experiências de lecionação e avaliação à distância. Fomos evoluindo, e conversamos sobre a organização e a preparação do próximo ano letivo, refletimos sobre os desafios lançados pela iniciativa “Skills 4 COVID” de estímulo a práticas inovadoras de ensino e aprendizagem e sobre dinamização de atividades de aperfeiçoamento, reconversão e certificação de competências para o futuro próximo. Na última conversa, realizada no dia 3 de junho, partilhamos ideias muito interessantes sobre os desafios para os sistemas de qualidade no atual contexto de ensino e aprendizagem à distância.

Como tem sido o feedback de quem participa?

O feedback tem sido excelente. De uma forma geral, as sessões têm contado com mais de uma centena de participantes, muitos dos quais são presença assídua em todas as sessões. No dia em que recebemos a visita do Sr. Reitor, tivemos mais de 250 participantes. Pelas conversas nas sessões e pelas mensagens que vamos recebendo, podemos constatar que o Partilhando IDEAs tem tido um impacto significativo na comunidade educativa, cumprindo o seu propósito.

Como ser social, o ser humano necessita comunicar-se e estar, constantemente, a interagir com aqueles que o rodeiam. A comunicação por meios virtuais veio para ficar? Como será o futuro?
Estamos todos a aprender com os desafios que foram colocados pela situação de distanciamento social que vivenciamos. A interação presencial é essencial nos processos de ensino e aprendizagem e para a nossa vida como seres humanos e sociais e, como tal, é inconcebível que não continue no futuro. No entanto, pela experiência vivenciada também constatamos que o online tem benefícios que devem continuar a ser explorados. A conjugação das vantagens de ambos os sistemas (presencial e online) permitirá a criação de propostas de valor pedagógicas, sociais e individuais que irão mostrar o melhor de nós. Neste sentido, no futuro muito próximo, que é praticamente o presente, espera-se que as universidades desenvolvam modelos de ensino e aprendizagem mistos, em que sejam combinados os benefícios do presencial e do online.

Que palavras gostaria de deixar para quem ainda não teve a oportunidade de participar nas vossas sessões?

Gostaria de convidar toda a comunidade educativa a visitar o projeto IDEAdigital no endereço https://idea.uminho.pt/pt/ideadigital, e a conhecer as diversas iniciativas do Centro IDEA, como o Partilhando IDEAs, o Blogue e os Boletins Digitais. Aqui poderão encontrar muitas sugestões e informações breves e rápidas, partilhadas com o propósito de informar e de inspirar a inovação nas práticas pedagógica. Aproveito também a oportunidade para endereçar um convite para participarem na próxima sessão do Partilhando IDEAs que se irá realizar no dia 17 de junho.
Gabinete de Comunicação
Escola de Economia e Gestão
Universidade do Minho
Phone: 253 604541
e-mail: gci@eeg.uminho.pt
noticia joaquim silva