Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Melhores estudantes das escolas secundárias fazem visita virtual à EEG Voltar

quinta-feira, 25/03/2021   
melhor estudante 2021
Os melhores estudantes do ensino secundário de várias escolas do país participaram num programa de contacto com professores e investigadores da Escola de Economia e Gestão (EEG), no sentido de conhecerem a oferta formativa e a investigação que se faz na escola e de assim poderem perspetivar o seu futuro académico. O objetivo é que os estudantes possam não só esclarecer todas as dúvidas sobre as licenciaturas, mas conhecerem também exemplos de atividade científica protagonizada pelos docentes e investigadores da EEG. A título de exemplo, foram aprofundados tópicos sobre a “Produtividade das Empresas e Finanças Verdes e Sustentáveis”, “Quando a Igualdade ainda é desigual: Representação Política das Mulheres nos Municípios”.
O evento, organizado pela Reitoria da Universidade do Minho em conjunto com as suas Unidades Orgânicas de Ensino e Investigação, decorreu durante os dias 22, 23 e 24 de março e só na Escola de Economia e Gestão (EEG) estiveram envolvidos mais de uma centena de estudantes, pela via online.
Para a Presidente do Conselho Pedagógico da EEG, Professora Maria do Céu Pinto Arena esta iniciativa do Melhor Estudante na UMinho é fundamental para a EEG enquanto centro de educação, criação e valorização do conhecimento que pretende atrair os melhores estudantes do ensino secundário nas áreas de interesse dos cursos. “A Escola tem interesse em alargar a base de captação dos seus alunos para além de uma base regional, pelo que a iniciativa pretende mostrar como a Escola oferece um corpo docente de grande qualidade e cursos com um curriculum atualizado, capaz de preparar os potenciais candidatos para uma carreira profissional de sucesso”, refere. Os Centros de Investigação da Escola estão plenamente envolvidos na produção de investigação que é relevante, não só para o ensino, bem como para a projeção da Escola a nível nacional e internacional.
O programa foi composto por sessões de 90 minutos em formato online, sempre das 17h30 às 19h00. Os participantes vieram de 58 estabelecimentos de ensino dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Aveiro, Bragança, Lisboa, Leiria, Viseu, Castelo Branco e Madeira.
Catarina Azevedo, aluna do 11º ano Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, Figueira da Foz, gostou muito de participar nesta atividade da EEG. Para esta aluna “todos os temas foram abordados de forma clara”, acrescentando que tem agora a certeza de que esta experiência será muito enriquecedora e determinante para o seu futuro académico.
Já para Ana Vale, aluna do 12º ano da Escola Básica e Secundária da Madeira, participar no Melhor Estudante na EEG foi uma experiência muito enriquecedora no sentido em que acrescentou valor na decisão do curso que pretende seguir, e isto deve-se à “qualidade das intervenções dos professores e investigadores da EEG” que a confrontou com várias realidades que acredita serem essenciais para uma carreira académica, profissional e pessoal de sucesso.
O programa “O Melhor Estudante na UMinho” procura aproximar a academia dos mais jovens, incentivando-os a fazer formação superior de qualidade e investigação de ponta, para além de sensibilizar a comunidade em geral para o conhecimento produzido nesta universidade.

Obrigado a todos os alunos participantes. Esperamos por ti!
Gabinete de Comunicação
Escola de Economia e Gestão
Universidade do Minho
Telefone: 253 604541
e-mail: gci@eeg.uminho.pt
melhor estudante 2021
melhor estudante 2021_1
melhor estudante 2021_2
melhor estudante 2021_3
melhor estudante 2021_4
melhor estudante 2021_5