Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

CECRI - 42 º Colóquios de Relações Internacionais Voltar

11/05/2021 - 13/05/2021   
42º colóquios de relações internacionais
Os 42º Colóquios de Relações Internacionais da Universidade do Minho realizam-se de 11 a 13 de maio, com o tema “Ameaças transnacionais” e, entre os destaques, inclui no último dia, às 15h30, a intervenção online do ministro da Defesa, João Gomes Cravinho.
A sessão de abertura contou com o diretor da Licenciatura em Relações Internacionais, José Palmeira, e o Presidente do Centro de Estudos do Curso de Relações Internacionais (CECRI) e da organização do evento, Ivo Marques, seguindo-se uma palestra sobre as migrações como ameaça transnacional, pela eurodeputada Isabel Estrada Carvalhais, uma conversa com o aluno Daniel Santos e um debate sobre terrorismo no século XXI, com a adjunta do ministro dos Negócios Estrangeiros, Raquel Duque, e os professores Felipe Pathé Duarte (Universidade Nova de Lisboa, UNL), Paulo Ramos e Sérgio Neiva (ambos da UMinho).
Na Quarta-feira, o futuro da energia é trazido às 11h00 pelos académicos Andrea Feldpausch-Parker (Universidade Estadual de Nova Iorque, EUA), Benjamin Sovacool (Universidade de Sussex, Inglaterra), Amela Ajanovic (Universidade Tecnológica de Viena, Áustria), Maciej Sokolowski (Universidade de Varsóvia, Polónia), Anabela Carvalho (UMinho) e Carla Fernandes (UNL). De tarde, às 15h15, o papel das redes sociais na política global vai ser discutido por Pilar Kaltzada (Linking Ideas, Save the Children), Daniel Trottier (Universidade Erasmo de Roterdão, Holanda), James Katz (Universidade de Boston, EUA), Luís Barreira de Sousa (Embaixador para a Ciberdiplomacia) e Alena Vieira (UMinho).
O programa de Quinta-feira começa às 13h00, com o combate às ameaças na cibersegurança abordado pelo diretor do Serviço de Informações Estratégicas da Defesa, Carlos Lopes Pires, pelo especialista em segurança digital da Fundação para a Ciência e Tecnologia, Lino Santos, pelo coronel João Manuel Assis Barbas e pelos professores Sofia José Santos (Universidade de Coimbra) e Ana Paula Brandão (UMinho). Às 14h30 há uma tertúlia com os alunos Paulo Viana e Juliana Montine, seguindo-se uma hora depois a intervenção do ministro João Gomes Cravinho sobre instituições internacionais e governança global. O encerramento é pelas 16h30, com a Presidente da EEG, Cláudia Simões.

Curso pioneiro no país
O curso de Relações Internacionais da UMinho é o mais antigo da área em Portugal, tendo ex-alunos a trabalhar em instituições nacionais e globais ímpares, como a ONU, o Banco Mundial e a OCDE. O CECRI é o núcleo de estudantes mais antigo da UMinho e os seus Colóquios são uma referência, atraindo personalidades de todo o mundo. O CECRI tem como missão estimular o interesse pela área, realizar atividades para a academia e a sociedade, incentivar o debate científico e impulsionar o curso. Nos seus projetos destacam-se ainda a simulação da ONU com eurodeputados no júri, ciclos de conferências e workshops e a revista anual “ZOOM”, entre outros
Gabinete de Comunicação
Escola de Economia e Gestão
Universidade do Minho
Telefone: 253 604541
e-mail: gci@eeg.uminho.pt
42º colóquios de relações internacionais