Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Fernando Alexandre debate os Desafios e Oportunidades do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) Voltar

segunda-feira, 17/05/2021   
Fernando Alexandre_ Plano de Recuperação e Resiliência
Fernando Alexandre, Professor do Departamento de Economia da Escola de Economia e Gestão, debateu no passado dia 11 de Maio os desafios do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Fernando Alexandre moderou a Mesa Redonda subordinada ao tema “Desafios e Oportunidades do PRR”, que contou com a intervenção do Ministro de Estado, da Economia e Transição Digital, Pedro Siza Vieira, assim como de empresários relevantes da região, ex-alunos da UMinho, António Carlos Rodrigues (Grupo Casais), Graça Coelho (Cachapuz) e Mário Jorge Machado (Estamparia Adalberto).
O PRR, entregue, em abril, pelo Governo Português à Comissão Europeia, é um documento estratégico, onde estão plasmadas reformas estruturais fundamentais para assegurar a saída da crise pandémica e garantir um futuro resiliente para Portugal. Na base deste documento esteve uma estreita colaboração entre o Governo e a Comissão Europeia. O Plano de Recuperação e Resiliência contou ainda com contributos de mais de 1 700 entidades distintas, apresentados durante o período de consulta pública. Na sequência desta auscultação à sociedade, o PRR evoluiu, designadamente pela integração de novas componentes, pela possibilidade de recurso a um montante mais substancial de empréstimos levantados pela Comissão Europeia e pelo aumento do financiamento direcionado a empresas.
Com efeito, o PRR beneficia de um envelope financeiro total de 16 643 milhões de euros, composto por 13 944 milhões de euros em subvenções e por 2 699 milhões de euros em empréstimos, com o investimento centrado em três grandes áreas temáticas: resiliência, transição climática e transição digital. Está ainda prevista a possibilidade de, em função da capacidade de absorção do financiamento por parte da procura privada, o montante direcionado às empresas, pelas áreas de capitalização e investimento produtivo, poder ser incrementado até 2 300 milhões de euros adicionais.
O PRR será agora avaliado pela Comissão Europeia e, posteriormente, submetido à aprovação do Conselho Europeu.

Vídeo-síntese: www.youtube.com/watch?v=ccE-SfAxGOM

Fotos da sessão: www.dicas.sas.uminho.pt/big/academia/2021/sessao-plano-de-recuperacao-e-resiliencia
Gabinete de Comunicação
Escola de Economia e Gestão
Universidade do Minho
Telefone: 253 604541
e-mail: gci@eeg.uminho.pt
Fernando Alexandre_ Plano de Recuperação e Resiliência
Fernando Alexandre