Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

A Escola de Economia e Gestão acolheu open talk “Empregabilidade para a Inclusão: Sustentabilidade e Responsabilidade Social.” Voltar

quinta-feira, 11/11/2021   
Open Talk CDSS
Setor social deve apostar em redes multidisciplinares e em métodos inovadores

Numa parceria com o Centro Distrital de Segurança Social de Braga e os 16 projetos CLDS 4G do Distrito de Braga, a Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho (EEG) acolheu, no dia 10 de novembro, o Open Talk “Empregabilidade para a Inclusão: Sustentabilidade e Responsabilidade Social”. O evento, que decorreu no campus de Gualtar da Universidade do Minho, juntou vários especialistas e representantes de instituições públicas e privadas do setor social.
A iniciativa teve como objetivo principal motivar e inspirar para a ação num momento de rutura planetária e de crise ambiental, através de uma conversa livre e aberta, sobre experiências, ideias e ideais, que desafiem as instituições sociais a adotarem novos modelos de ação e apostarem no trabalho em rede, mais abrangente e sustentável.
A Presidente da EEG, Professora Cláudia Simões, abriu a sessão, realçando que o encontro explora “questões fundamentais dos tempos em que vivemos pelo que se torna fundamental agirmos face ao contexto dos desafios que nos rodeiam”, acrescentando ainda que “as instituições, a ciência e a sociedade necessitam de debater experiências, ideias e práticas que abram caminhos para um futuro de responsabilidade individual e colectiva. É preciso ter uma conversa profunda para o desenvolvimento sustentável”.
Na mesma sessão, o diretor do Centro Distrital de Braga do Instituto da Segurança Social, João Ferreira, começou por defender a necessidade de apostar no trabalho em rede e na implementação de métodos mais inovadores como forma de responder aos desafios colocados ao setor social e solidário. João Ferreira sublinhou que é essencial "redesenhar a economia social de uma forma capaz de fazer crescer novas redes de serviços cada vez mais eficientes e sustentáveis. A sociedade necessita de novos modelos de gestão nas organizações, mais flexíveis”.
Mediante a realização de duas Mesas Redondas, o encontro possibilitou igualmente o debate de tópicos relacionados com as oportunidades e desafios da Economia Circular, as práticas de empregabilidade e inclusão e o futuro da sustentabilidade ambiental e do emprego inclusivo.
Gabinete de Comunicação
Escola de Economia e Gestão
Universidade do Minho
Telefone: 253 604541
e-mail: gci@eeg.uminho.pt
Open Talk CDSS
Open Talk
Open Talk CDSS
Open Talk CDSS