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O aroma melhora as experiências e as relações dos utentes com os serviços de transporte público Voltar

sexta-feira, 07/01/2022   
EEG Investiga
Um sistema atractivo de transportes públicos urbanos é crucial para promover alternativas à utilização do automóvel particular, contribuindo assim para uma mobilidade mais sustentável nas cidades. Apesar das políticas de transporte se focarem mais na melhoria das características físicas, a evidência científica revela que as percepções e motivações individuais são também atributos importantes na atração de utilizadores . No entanto, os sinais sensoriais, especificamente o ofaltivo por meio do aroma ambiente, têm sido pouco estudados.
Para colmatar esta lacuna, Joaquim Silva e Elisabete Sá, Professores da EEG e Investigadores do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA.UMinho), Marco Escadas, Professor da EEG, e Joana Carvalho, ex-aluna da EEG, desenvolveram um estudo que explora a influência do odor ambiente na relação entre a experiência e a memória de viagem percebida, a atitude em relação à marca, as intenções comportamentais futuras e emoções dos utilizadores.
O estudo foi implementado num serviço público de autocarros do município de Braga, com o contributo de uma empresa local especializada em marketing olfativo, através de uma recolha de dados num experimento pré-teste-pós-teste. Nos dois momentos de recolha de dados, os resultados mostraram que todas as relações propostas foram reforçadas e fortalecidas pela presença de odor ambiente. Além disso, a presença de odor ambiente exibiu a maior influência na relação entre as emoções e as memórias de viagem positivas. Os resultados sugerem também que o cheiro ambiente, como instrumento de marketing, deve ser analisado com mais atenção por gestores de transportes públicos que, segundo os autores é considerada “uma iniciativa muito mais barata e que ajuda no crescimento da intenção dos passageiros de recomendar o serviço, contribuindo para a atração de novos clientes”.
Os autores referem ainda que “atualmente, os utilizadores procuram produtos e serviços que para além de funcionais lhes ofereçam experiências e emoções. Devemos, então, valorizar a experiência do consumidor de uma forma mais transversal e o mais abrangente possível, integrando aspectos sensoriais, na maior parte das vezes inconscientes, influenciam a perceção da qualidade do serviço. O odor ambiente é um fator distintivo que capta a atenção do consumidor, cria experiências positivas e memoráveis e gera as atitudes, intenções comportamentais e relacionamentos favoráveis às empresas, podendo constituir-se como uma vantagem competitiva que as empresas e as marcas tanto procuram em mercados hipercompetitivos.”

O artigo pode ser encontrado em https://doi.org/10.1016/j.tranpol.2021.03.022
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