​​​​​​honoris.jpg

Fundado em 1999, o Núcleo de Investigação em Políticas Económicas e Empresariais (NIPE) tem como principal objetivo contribuir para o progresso científico nas áreas de Economia e Gestão.
O NIPE tem atualmente 35 membros efetivos doutorados e foi considerado uma das melhores unidades de investigação Portuguesas, na área de Economia e Gestão, na última avaliação das Unidades de I&D ​efetuada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
O NIPE é uma unidade de investigação fortemente internacionalizada, o que se reflete num elevado número de co-autorias com investigadores afiliados a universidades estrangeiras, num diversificado leque de investigadores convidados a participar no ciclo de seminários, bem como na Escola de Verão, que atrai participantes de todo o mundo.
O NIPE procura também contribuir, através da prestação de serviços de consultoria, para a adoção de medidas de política económica baseadas em análises científicas rigorosas da Economia Portuguesa.

Conselho científico​​

​​​O Conselho Científico é composto pelos investigadores​ efectivos do NIPE, ao qual compete, entre ou​tras funções, a eleição do seu Diretor e dos representantes do Núcleo no Conselho Científico da Escola de Economia e Gestão, bem como a definição das suas linhas de investigação e a admissão de novos membros​. ​

Diretora​

Lin​da Gonçalves Veiga

Professora Catedrática
PhD Economia (Universidade da Carolina do Sul)
linda@eeg.uminho.pt
+351 253604568, +351 253604584
Gabinete 1.40​​

Diretora Adjunta​

Cláudia Simões

Professora Associada com Agregação
PhD Estudos Industriais e Empresariais (Universidade de Warwick)
csimoes@eeg.uminho.pt
+351 253604562, +351 253604550​
Gabinete 2.25

Ao Director do Núcleo compete promover a excelência das actividades de investigação e a ​interacção com o meio socioeconómico, com vista a afirmar o NIPE como uma unidade de I&D de referência inter​nacional. Entre as suas atribuições incluem-se a coordenação geral e a gestão corrente do NIPE.​​​​​​​

Comissão de acompanhamento científico​​

Foto/Photo  ​​

Toke Aidt

Professor Catedrático - U Cambridge, Reino Unido​​
PhD University of Aarhus, Dinamarca​
tsa23@econ.cam.ac.uk

Kjell Erik Lommerud

Professor Catedrático - U Bergen, Noruega
PhD U Bergen, Noruega
kjell.lommerud@econ.uib.no

Alexander Michaelides​

Professor Catedrá​tico - Imperial College London, Reino Unido
PhD Princeton University, EUA
a.michaelides@imperial.ac.uk​

​​Os membros desta Comissão acompanham e aconselham o NIPE no que diz respeito à sua actividade científica e ao seu funcionamento em geral. A comissão é constituída por individualidades de reconhecido mérito internacional​.

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​

Contactos​