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EEG nos Media - detalhe
Cláudia Simões participa em artigo da Notícias Magazine
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segunda-feira, 18.12.2023
Cláudia Simões
, Presidente da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho e professora catedrática do Departamento de Gestão, participou no artigo jornalístico “Comportamento / consumismo” da publicação periódica Notícias Magazine no dia 17 de dezembro de 2023.
Esta intervenção ocorre no contexto da crescente complexidade do comportamento do consumidor e do dinâmico mundo do marketing digital. Segundo Cláudia Simões, a era digital trouxe uma "sticky journey" para as marcas, um conceito que ela explorou com base em fenómenos digitais populares como a série "Guerra dos tronos", o Tinder, e o jogo Pokémon Go. A especial atenção dada ao relacionamento desse conceito com eventos de marketing como a
Black Friday
e a
Cyber Monday
, que agora parecem durar quase um mês, ilustra como essas estratégias são empregues para manter o interesse e a atenção do consumidor, especialmente antecipando o período Natalício.
Cláudia Simões enfatiza a necessidade das marcas estarem presentes em diversos meios de comunicação para captar a atenção do consumidor contemporâneo. Este consumidor, mais complexo e informado, está exposto a marcas de diversas maneiras - através de amigos, no espaço físico, nas redes sociais e em sites de reviews. Tal exposição obriga as marcas a adotarem estratégias de marketing mais agressivas e intensas estendendo-se para além da televisão e marcando presença em múltiplos espaços digitais. Este é aliás um assunto bastante explorado na Licenciatura em Marketing e no
Mestrado em Marketing e Estratégia da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho
, este último classificado entre os melhores mestrados no
EDUNIVERSAL Best Masters
.
A Professora concluiu sua intervenção sublinhando a importância de equilibrar emoção e racionalidade nas campanhas de marketing. As estratégias devem ser planeadas para evitar cair em impulsos e exageros, uma reflexão que ressoa com a ênfase da Universidade do Minho na educação consciente e preparada para os desafios do futuro. A sua intervenção é um lembrete poderoso do papel crucial que o marketing e a comunicação desempenham na formação de profissionais adaptáveis e conscientes na era digital.
O artigo pode ser consultado na íntegra em
https://www.noticiasmagazine.pt/2023/como-resistir-a-avalanche-comercial-desta-epoca/estilos/comportamento/297002/
Gabinete de Comunicação
Escola de Economia e Gestão
Universidade do Minho
Telefone: 253 604541
e-mail:
gci@eeg.uminho.pt
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