Poderá estar a tentar aceder a este site a partir de um browser protegido no servidor. Active os scripts e carregue novamente a página.
Ativar o modo mais acessível
Desativar o modo mais acessível
Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Desativar Animações
Ativar Animações
Quem somos
Missão e Valores
Governação
Pessoas
Galeria de Presidentes
Estatutos e Regulamentos
Sustentabilidade
Estudar
Licenciaturas
Mestrados
Doutoramentos
Provas Académicas
Bolsas e Prémios
Mobilidade Internacional
Competências Transversais
Apoio Pedagógico
Reconhecimento de Graus
Ação Social
Associações de Estudantes
Acolhimento 2024
Investigar
CICP - Centro de Investigação em Ciência Política
NIPE - Núcleo de Investigação em Políticas Económicas e Empresariais
iBMS - Centre for Research in Business, Markets & Society
Publicações
Prémios de Investigação
Recursos
Pós-Doc & Estágios Científicos Avançados
EEG Investiga
Sociedade
Iniciativas para as escolas
Gabinete de Carreiras
Alumni EEG
Procedimentos concursais EEG
Formação Executiva
Media
Eventos
Notícias
Newsletter EEG
Download
EN
PT
PT
>
Media
>
EEG nos Media - detalhe
Salários em Portugal - Priscila Ferreira entrevistada pelo Jornal ECO/CNN Portugal
Voltar
terça-feira, 6.2.2024
Priscila Ferreira, docente da EEG - Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho e investigadora do NIPE - Núcleo de Investigação em Políticas Económicas e Empresariais da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, foi entrevistada para um artigo publicado pelo Jornal ECO - parceiro da CNN Portugal -, com o título "Salários dos portugueses estão cada vez mais longe dos campeões europeus"
Nesta contribuição para o Jornal ECO/CNN Portugal, Priscila Ferreira, oferece um olhar perspicaz sobre os desafios enfrentados por Portugal no panorama salarial europeu e cita um estudo que realizou em co-autoria com duas investigadoras. Nesse estudo abordam a evolução dos salários em Portugal desde a adoção do euro até 2017, e analisam o impacto do ciclo económico e da composição do emprego nas remunerações dos trabalhadores. Revela que, apesar de um ligeiro aumento do salário médio real entre 2002 e 2017, o crescimento salarial tem sido notavelmente lento. No entanto, salienta que é importante olhar além do salário médio dado que a evolução do salário médio (e o crescimento médio dos salários) difere da dinâmica dos salários individuais.
De entre os fatores que podem ajudar a explicar o fraco crescimento do salário médio em Portugal destacam-se a renovação geracional - com a substituição de trabalhadores mais velhos por mais jovens com salários mais baixos - e o impacto das crises económicas sobre os salários dos recém-chegados ao mercado de trabalho que “tendem a ser mais baixos e começar a carreira com um ordenado inferior tende a ter reflexos duradouros”. Perante a questão sobre “como tornar as empresas nacionais mais produtivas, pôr a economia a crescer à série e, à boleia, robustecer os salários?” A investigadora sugere uma abordagem colaborativa entre trabalhadores e as empresas que sustente o crescimento da produtividade através de investimentos em capital e infraestruturas e nas qualificações dos trabalhadores, sugerindo desafios para o crescimento salarial em Portugal.
Este artigo aborda a importância de compreender as nuances do mercado de trabalho para formular estratégias que alavanquem o desempenho salarial em Portugal.
Priscila Ferreira é Professora Auxiliar com Agregação na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho. É economista do trabalho e a sua investigação centra-se nos efeitos das crises económicas e da desregulamentação da entrada de empresas em resultados do mercado de trabalho.
É membro do Grupo de Trabalho sobre Estatísticas do Mercado de Trabalho (Conselho Superior de Estatística) e investigadora do Centro de Investigação em Economia e Gestão.Em 2023 ganhou, ex-aequo, o Prémio de Investigação em Economia da Escola de Economia e Gestão (UMinho); em 2019 ganhou o Prémio para o melhor artigo do Departamento de Economia; e em 2018 ganhou o Prémio "Concorrência nos Mercados" atribuído pelo Ministério da Economia e pela Associação Mutualista Montepio. Recebeu ainda Menções Honrosas nos Prémios António Dornelas 2020 e 2019 atribuídos pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
Tem publicado em revistas como o Journal of Human Resources, European Economic Review, Journal of Economic Behavior & Organization, British Journal of Management, International Journal of Industrial Organization, entre outras.
O artigo pode ser consultado na íntegra em
https://cnnportugal.iol.pt/salarios/salarios-dos-portugueses/salarios-dos-portugueses-estao-cada-vez-mais-longe-dos-campeoes-europeus/20240206/65c1e1f6d34e65afa2fa7816
Gabinete de Comunicação
Escola de Economia e Gestão
Universidade do Minho
Telefone: 253 604541
e-mail:
gci@eeg.uminho.pt
×