Poderá estar a tentar aceder a este site a partir de um browser protegido no servidor. Active os scripts e carregue novamente a página.
Ativar o modo mais acessível
Desativar o modo mais acessível
Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Desativar Animações
Ativar Animações
Quem somos
Missão e Valores
Governação
Pessoas
Galeria de Presidentes
Estatutos e Regulamentos
Sustentabilidade
Estudar
Licenciaturas
Mestrados
Doutoramentos
Provas Académicas
Bolsas e Prémios
Mobilidade Internacional
Competências Transversais
Apoio Pedagógico
Reconhecimento de Graus
Ação Social
Associações de Estudantes
Acolhimento 2024
Investigar
CICP - Centro de Investigação em Ciência Política
NIPE - Núcleo de Investigação em Políticas Económicas e Empresariais
iBMS - Centre for Research in Business, Markets & Society
Publicações
Prémios de Investigação
Recursos
Pós-Doc & Estágios Científicos Avançados
EEG Investiga
Sociedade
Iniciativas para as escolas
Gabinete de Carreiras
Alumni EEG
Procedimentos concursais EEG
Formação Executiva
Media
Eventos
Notícias
Newsletter EEG
Download
EN
PT
PT
>
Media
>
EEG nos Media - detalhe
Luís Aguiar-Conraria discute o impacto do cenário político no tecido económico do país em entrevista ao ECO
Voltar
quarta-feira, 7.2.2024
No contexto de uma recente entrevista concedida ao
Jornal Eco
, Luís Aguiar-Conraria, Presidente da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho e Professor catedrático de Economia, partilhou a sua análise perspicaz acerca da conjuntura política atual e o seu potencial impacto na estrutura económica de Portugal.
A discussão englobou questões fundamentais, abrangendo desde a dinâmica política até às consequências económicas advindas, proporcionando uma visão detalhada e crítica sobre os desafios e as oportunidades que o país enfrenta neste momento crucial.
A entrevista, sob o título "Se a alternativa vai ser PS ou PSD, depende muito mais das decisões dos políticos do que dos eleitores", evidencia a perspetiva do Professor Luís Aguiar-Conraria sobre a polarização política e o seu possível efeito tanto na governação do país quanto no seu desenvolvimento económico. Com base na sua vasta investigação e conhecimento sobre a economia portuguesa, o professor examina as potenciais direções que Portugal pode adotar face às circunstâncias políticas atuais. Argumenta que, apesar do papel vital dos eleitores no processo democrático, as futuras direções do país dependem em grande medida das estratégias e políticas adotadas pelos líderes políticos.
Luís Aguiar-Conraria é Presidente e professor Catedrático da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, doutorado em Economia pela Cornell University, mestre em Economia pela Universidade do Porto e licenciado em Economia pela Universidade de Coimbra. Já foi Diretor do Departamento de Economia e Vice-Presidente para a Investigação e Internacionalização da Escola de Economia e Gestão. Em 2011 recebeu o Prémio Gulbenkian para a Internacionalização das Ciências Sociais. Em 2010 e 2013 recebeu o Prémio de Mérito na Investigação, EEG/UMinho. Já recebeu diversas bolsas FCT para diversos projectos. A última que recebeu é relativa a um projecto sobre " Regras de votação e distorções eleitorais", do qual é investigador principal e que conta com um financiamento de €95.000 para 3 anos.
A entrevista pode ser consultada na ligação
https://eco.sapo.pt/entrevista/se-a-alternativa-vai-ser-ps-ou-psd-depende-muito-mais-das-decisoes-dos-politicos-do-que-dos-eleitores/
Gabinete de Comunicação
Escola de Economia e Gestão
Universidade do Minho
Telefone: 253 604541
e-mail:
gci@eeg.uminho.pt
×