Poderá estar a tentar aceder a este site a partir de um browser protegido no servidor. Active os scripts e carregue novamente a página.
Ativar o modo mais acessível
Desativar o modo mais acessível
Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Desativar Animações
Ativar Animações
Quem somos
Missão e Valores
Governação
Pessoas
Galeria de Presidentes
Estatutos e Regulamentos
Sustentabilidade
Estudar
Licenciaturas
Mestrados
Doutoramentos
Provas Académicas
Bolsas e Prémios
Mobilidade Internacional
Competências Transversais
Apoio Pedagógico
Reconhecimento de Graus
Ação Social
Associações de Estudantes
Acolhimento 2024
Investigar
CICP - Centro de Investigação em Ciência Política
NIPE - Núcleo de Investigação em Políticas Económicas e Empresariais
iBMS - Centre for Research in Business, Markets & Society
Publicações
Prémios de Investigação
Recursos
Pós-Doc & Estágios Científicos Avançados
EEG Investiga
Sociedade
Iniciativas para as escolas
Gabinete de Carreiras
Alumni EEG
Procedimentos concursais EEG
Formação Executiva
Media
Eventos
Notícias
Newsletter EEG
Download
EN
PT
PT
>
Media
>
EEG nos Media - detalhe
Sandra Fernandes analisa a complexa escalada da guerra no Médio Oriente na RTP3
Voltar
segunda-feira, 30.9.2024
No dia 28 de setembro de 2024, a Professora Sandra Fernandes diretora do Centro De Investigação em Ciência Política (CICP) foi convidada pela RTP3 para analisar os recentes desenvolvimentos da guerra no Médio Oriente.
Durante a entrevista, a Professora Sandra Fernandes abordou a morte de Hassan Nasrallah, líder do Hezbollah, num recente ataque de Israel e analisou o impacto desta ação tanto no grupo como no contexto mais alargado do conflito. “Esta morte é muito significativa”, sublinhando que o Hezbollah, uma das principais forças de resistência contra Israel, tem vindo a enfrentar dificuldades muito por culpa dos ataques israelitas.
Explicou que a morte de Nasrallah foi um golpe para o Hezbollah, mas sublinhou que esta ação pode aumentar a complexidade do conflito na região. Além do impacto militar, destacou ainda a relevância religiosa de Nasrallah para o Hezbollah e como sua ausência pode desestabilizar ainda mais o grupo.
Outro ponto analisado foi a escalada do conflito. A diretora do CICP acredita que, embora alguns vejam a possibilidade de um abrandamento das tensões, é provável que a guerra evolua para um cenário regional ou mesmo global. “Israel tem um objetivo de segurança, mas o governo de Netanyahu, com a sua política de extrema-direita, não está alinhado com a vontade internacional de criar um Estado da Palestina”, explicando que a rejeição de Israel à solução de dois Estados é um dos maiores obstáculos à paz.
Sandra Dias Fernandes é doutorada em Ciência Política e Relações Internacionais pela Sciences Po (Paris). Prémio Jacques Delors 2005 pela sua investigação sobre a União Europeia e a Rússia. Diretora do Mestrado em Relações Internacionais. Colaboração com a Embaixada de Portugal na Rússia, Moscovo, durante as Presidências Portuguesas da UE de 2007 e 2021; formação a diplomatas dos países do Golfo Pérsico em Riyadh, 2009, e a diplomatas portugueses, desde 2016; mesa-redonda diplomática em Genebra, 2010; nomeada pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros para o júri de acesso à carreira diplomática, 2015; responsável pela criação e coordenação do Curso de Acesso à Carreira Diplomática, UminhoExec, desde 2016; membro da Direção da Associação Portuguesa de Ciência Política (APCP). Auditora do Curso de Defesa Nacional do IDN (2003-2004). Docente convidada no âmbito de pós-graduações: Universidade Livre de Bruxelas (ULB), Instituto Estatal de Moscovo Universidade de Relações Internacionais (MGIMO), Universidade de Economia de Izmir (Turquia), Universidade de Ljubljana (Eslovénia), Jagiellonian University (Polónia), Universidade da Lapónia (Finlândia) e Universidade de Tartu (Estónia). Investigadora convidada do Centre for European Policy Studies (CEPS), Bruxelas (2007-2009).
Link para o programa:
https://shorturl.at/Ko9oP
Gabinete de Comunicação
Escola de Economia e Gestão
Universidade do Minho
Telefone: 253 604541
Email:
gci@eeg.uminho.pt
×