Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Liliana Sousa defende tese de Doutoramento com o tema: "Breaking Barriers and Perceptions: A Path Towards the Increase of Health Professionals Research Engagement." Voltar

sexta-feira, 02/08/2024   
Liliana Sousa defende tese de Doutoramento com o tema: "Breaking Barriers and Perceptions: A Path Towards the Increase of Health Professionals Research Engagement."
Conforme resumo apresentado pela aluna, o estudo destaca a importância do suporte organizacional percebido (POS) para o envolvimento dos profissionais de saúde em projetos de investigação em Portugal. O estudo revelou que, apesar dos desafios organizacionais e de gestão, os profissionais de saúde demonstram resiliência e continuam a envolver-se em atividades de investigação. As principais barreiras identificadas incluem tempo, cargas de trabalho clínicas pesadas e uma cultura de investigação insuficiente dentro das instituições de saúde.

Para aumentar a participação dos profissionais de saúde em investigação, é fundamental que as organizações de saúde promovam um ambiente de apoio robusto. Isto pode ser alcançado através do desenvolvimento de programas de capacitação, maior disponibilização de recursos e financiamento para projetos de investigação, e a criação de redes colaborativas que incentivem a troca de conhecimentos. Fortalecer o suporte organizacional não só facilitará o envolvimento dos profissionais de saúde em investigação, mas também contribuirá para a inovação e melhoria contínua na prática clínica, beneficiando o sistema de saúde como um todo.

A tese de doutoramento foi orientada Ana Cristina Almeida Carvalho, Professora Associada com Agregação, do departamento de Gestão da EEG.

A EEG dá os parabéns a Liliana Filipa de Carvalho Sousa pela sua defesa e deseja os melhores sucessos profissionais e pessoais.
Gabinete de Comunicação
Escola de Economia e Gestão
Universidade do Minho
Telefone: 253 604541
Email: gci@eeg.uminho.pt
Liliana Sousa defende tese de Doutoramento com o tema: "Breaking Barriers and Perceptions: A Path Towards the Increase of Health Professionals Research Engagement."