Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Provas de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico Voltar

quinta-feira, 06/06/2024    Instituto de Educação da Universidade do Minho
Realizam-se no dia 6 de junho 2024, às 14h30, na sala 0.13 do IE, as provas de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, requeridas por Daniela Filipa Pinheiro Carneiro.
Título do Relatório de Estágio: "A Música como estímulo na aprendizagem".
Composição do Júri:
Presidente: Doutor Carlos Manuel Ribeiro Silva, Professor Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Vogais: Doutora Maria Helena Gonçalves Leal Vieira, Professora Associada do Instituto de Educação da Universidade do Minho;

Doutor António José Pacheco Ribeiro, Professor Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Orientador).

Resumo do Relatório de Estágio: O relatório A Música como estímulo na aprendizagem integra dois Projetos de intervenção realizados no âmbito das Práticas de Ensino Supervisionado I e II do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os projetos foram implementados em diferentes contextos: um em Educação Pré-Escolar, com um grupo de crianças heterogéneo numa instituição pública, e o outro em contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico com um grupo de crianças do 3.º ano, numa instituição privada. O projeto delineado no contexto de Educação Pré-Escolar parte do interesse que as crianças demonstraram pela música, enquanto no 1.º ciclo nasce do gosto pela música e da observação da importância de desenvolver a concentração e o trabalho em equipa dos alunos. Ambos os projetos visaram promover a articulação da música com as diferentes áreas do saber, proporcionando aprendizagens intencionais e integradoras. Recorreu-se à metodologia de investigação-ação, envolvendo momentos de observação, ação, reflexão e pesquisa, análise e avaliação, utilizando variados instrumentos de recolha de dados como: observação, notas de campo, fotografia, gravação de vídeo e gravação de áudios. Os resultados alcançados demonstraram sucesso tanto nas aprendizagens realizadas, quanto nas competências adquiridas pelos alunos, refletindo-se nas suas interações, partilha de ideias, no diálogo e nas produções. Os resultados mostram que a música pode proporcionar um contexto lúdico e estimulante para as crianças, uma vez que ajuda na concentração e foge a uma abordagem mais tradicional. Os projetos evidenciaram a importância do contacto com a música e da envolvência da mesma com as restantes áreas do saber, possibilitando aprendizagens holísticas, desenvolvimento e aquisição de novas aprendizagens. No decorrer dos projetos, verificou-se em ambos os grupos de crianças uma evolução ao nível do comportamento, atenção e empenho. Através da realização das atividades e das produções das crianças, compreendeu-se que as mesmas são capazes de realizar aprendizagens a partir da música, envolver-se nas atividades com uma maior concentração.

Palavras-chave: Música; Estímulo; Educação Artística; Interdisciplinaridade.
Mestrados em Ensino
Tel: +351 253 604679
e-mail: sec-mfip@ie.uminho.pt

Conselho Pedagógico
Tel: +351 253 601287
e-mail: cpedagogico@ie.uminho.pt
Logo