Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT
eeg.jpg

A Escola de Economia, Gestão e Ciência Política (EEG) é uma Escola dinâmica e inovadora atuando ao nível da investigação, ensino/aprendizagem e relação com o tecido económico-social.

A EEG organiza-se em três departamentos (Ciência Política, Economia e Gestão) e acolhe 3 Centros de Investigação (CICP, NIPE e IBMS). A investigação desempenha um papel central na atividade da Escola, com uma produção científica orientada para o desenvolvimento de contributos teóricos e práticos e, contextualizando frequentemente, perspetivas de desenvolvimento sustentável. A atividade anual de investigação resulta na publicação de cerca de uma centena de artigos em revistas científicas internacionais. No âmbito do ensino/aprendizagem, a EEG apresenta um amplo portfolio de 8 licenciaturas, 15 mestrados e 5 doutoramentos. Salienta-se o programa inovador de desenvolvimento de competências transversais –EEGenerating Skills, oferecido aos estudantes. Na sua interação com o tecido económico-social, a EEG atua ao nível da formação executiva, consultoria especializada e investigação aplicada. A unidade de formação executiva UMinhoExec sediada na Escola tem, neste contexto, um papel fundamental.

Missão​ EEG

A EEG tem como missão a geração de conhecimento e o desenvolvimento de percursos de aprendizagem inovadores e transformadores que apoiem práticas sustentáveis e tenham impacto nas empresas e organizações, e no desenvolvimento de políticas públicas.

Visão EEG

A Visão da EEG é ser uma Escola de Economia, Gestão e Ciência Política de referência em Portugal, de âmbito e relevância internacional. A EEG aspira a ter um impacto fundamental na investigação, educação e transformação nas organizações e na sociedade.

Valores EEG

. Pensamento crítico
Promovemos o pensamento crítico e uma multiplicidade de ideias e perspectivas na investigação, educação e participação académica em geral.

. Impacto
Estamos empenhados em ter impacto a nível regional, nacional e internacional. Produzimos e cultivamos investigação a nível internacional e estabelecemos parcerias educativas nacionais e internacionais. Contribuímos para o desenvolvimento social, cultural e económico da região norte de Portugal. Valorizamos e disseminamos o conhecimento através da educação e de ligações com empresas, organizações e actores sociais e políticos.

. Inovação
Procuramos continuamente novas formas de apresentar as nossas ofertas. Procuramos fluxos multidisciplinares relevantes de investigação inovadora. Queremos reunir novas formas de co-criar os percursos e as experiências dos estudantes e de outras partes interessadas quando se cruzam com a nossa Escola.

. Ambição​
Somos ambiciosos nos nossos esforços. Ao longo dos anos, temos vindo a alargar o nosso âmbito e impacto. O nosso objetivo é melhorar sempre e ir mais além. Queremos aprender sobre os desafios económicos, de gestão e sociais que as comunidades/sociedades enfrentam e contribuir com soluções.
  
​. Diversidade
A nossa comunidade é diversificada e inclusiva. O nosso pessoal e os nossos estudantes provêm de meios diferentes e diversificados. A nossa investigação é teórica, aplicada e interdisciplinar, produzida dentro e entre disciplinas de Economia, Gestão e Ciência Política. Valorizamos os diferentes perfis dos nossos membros - investigador, profissional, público - e a sua vasta gama de participação em instituições e iniciativas externas.

​. Integridade e transparência
Demonstramos integridade e transparência em todas as nossas actividades: investigação, ensino e gestão institucional. As nossas acções são orientadas pelos princípios de conduta ética da Universidade do Minho.

​​​