Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

UMinhoExec vai ocupar o histórico Edifício do Castelo e reforçar a ligação entre universidade, empresas e cidade Voltar

sexta-feira, 24/10/2025   
Entrega Primeira Telha
A Universidade do Minho deu esta sexta-feira, 24 de outubro, o arranque oficial da reabilitação do Edifício do Castelo, em Braga, que acolherá a nova casa da UMinhoExec – Escola de Formação de Executivos, liderada pela Escola de Economia, Gestão e Ciência Política (EEG). A cerimónia da “primeira telha” marcou o início de uma intervenção que representa um investimento global de nove milhões de euros, dos quais cinco milhões são financiados pelo Portugal 2030, através da CCDR-N, e quatro milhões são assegurados pela Câmara Municipal de Braga e pelas 20 empresas e instituições associadas da UMinhoExec.

O ato simbólico contou com as intervenções de Luís Aguiar-Conraria, Presidente da Escola de Economia, Gestão e Ciência Política da UMinho, André Fontes, Professor da Escola de Arquitetura, Arte e Design, Graça Coelho, CEO do Cachapuz Bilanciai Group, António Cunha, Presidente da CCDR-N, Ricardo Rio, Presidente da Câmara Municipal de Braga, e Rui Vieira de Castro, Reitor da Universidade do Minho.

No seu discurso, Luís Aguiar-Conraria destacou o caráter transformador do projeto, sublinhando que “este é o local onde usamos o passado para transformar o futuro”, evocando o simbolismo de reabilitar um edifício histórico e degradado para o converter numa escola de referência nacional em formação executiva. O Presidente da EEG enalteceu ainda o papel de todos os anteriores presidentes da Escola e diretores da UMinhoExec, bem como dos empresários que aceitaram o desafio de se tornarem associados, reforçando que “a UMinhoExec é uma congregação de vontades entre academia, empresas e instituições públicas”.

Entre as 20 associadas fundadoras encontram-se empresas e entidades de referência como dstgroup, Torrestir, Bragalux, Cachapuz, Impetus, Onires, IBG Europe, Mecwide, SC Braga, Grupo Casais, Officetotal Food Brands, Banco Carregosa, Grupo Érre, Navarra, HUB7, Ordem dos Contabilistas Certificados, Petrotec, PwC, Silsa Confecções e nBanks.

A reabilitação do Edifício do Castelo assume um profundo valor simbólico e urbano. Situado no coração de Braga, o edifício ergue-se no local onde existiu o antigo castelo da cidade e acolheu, ao longo da história, instituições como a Escola Industrial de Braga, a Escola Secundária Alberto Sampaio e serviços da Junta Autónoma de Estradas e da própria Universidade do Minho. O projeto recupera, assim, um património histórico e identitário, devolvendo-o à cidade e transformando-o num centro de conhecimento, inovação e ligação entre a universidade e o tecido empresarial.

Criada em 2014 pela Escola de Economia, Gestão e Ciência Política, a UMinhoExec conta já com mais de 6000 diplomados e 160 programas de formação em áreas como Gestão, Recursos Humanos, Administração Pública, Marketing, Estratégia e Contratação Pública. Com programas desenvolvidos em parceria com instituições como a Caixa Geral de Depósitos, o Instituto da Segurança Social e a Autoridade Tributária, a UMinhoExec tem afirmado o seu contributo para a qualificação de dirigentes e quadros superiores, combinando excelência académica e ligação à realidade empresarial.

A nova sede, no Edifício do Castelo, permitirá à Universidade do Minho aprofundar a relação com a cidade de Braga e com o tecido económico do Norte do país, reforçando o papel da EEG e da UMinhoExec como polos de inovação, formação avançada e valorização do capital humano.
Gabinete de Comunicação
Escola de Economia, Gestão e Ciência Política
Universidade do Minho
Telefone: 253 604 541
Email: gci@eeg.uminho.pt
Luís Aguiar-Conraria
Cerimónia Primeira Telha
André Fontes
Graça Coelho
António Cunha
Ricardo Rio
Rui Vieira de Castro
Entrega Primeira Telha