Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Seminário CICP | "Five decades of Peace Research: Past and Future" (J. Galtung) Voltar

sexta-feira, 20/10/2017    Campus de Gualtar - CP II | Room B2, 10h00
seminario cicp
A Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, sob organização do Centro de Investigação em Ciência Política da EEG (CICP), acolheu o seminário subordinado ao tema "Five decades of Peace Research: Past and Future", que será proferido por Johan Galtung (Fundador da TRANSCEND: A Network for Peace, Development and Environment) e moderado por Maria do Céu Pinto Arena (Professora Associada com Agregação da EEG - UMinho).
Esta iniciativa tem o apoio financeiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

O evento é aberto a toda a comunidade académica.

Johan Galtung, Norueguês com 86 anos, é um mediador de conflitos e pioneiro nos estudos da paz. É conhecido mundialmente como fundador da disciplina académica “Estudos da Paz” e mentor no campo da mediação e da transformação de conflitos - tanto no âmbito teórico quanto prático. Galtung foi quem primeiro conceptualizou a questão do peacebuilding ou construção da paz, apelando à criação de sistemas que criem a paz sustentável. Dele são igualmente os conceitos de “violência estrutural” e “paz negativa” e “positiva”, que tanta influência tiveram em gerações sucessivas de investigadores que trabalham na área da pesquisa para a paz.
Desempenhou um papel decisivo na mediação e prevenção da violência em 45 conflitos armados no mundo ao longo das quatro últimas décadas.
J. Galtung é Doutor em Matemática e Sociologia. Recebeu dez títulos de Doutor Honoris Causa outorgados por diversas universidades e é Honorary Professor por outras quatro universidades. Fundou em 1958 o Instituto de Pesquisas da Paz em Oslo, e a revista pioneira na área de Estudos da Paz: Journal of Peace Research. Foi co-fundador do Nordic Intitute for Peace Research [NIFF] em 2000. É consultor de várias agências da ONU, professor e palestrante. Foi fundador (em 2000) e reitor da Universidade de Paz TRANSCEND, a primeira Universidade de Estudos da Paz online do mundo. É também fundador e director da TRANSCEND International, uma rede global sem fins lucrativos para a paz, desenvolvimento e o meio ambiente, fundada em 1993, com mais de 500 membros em mais de 70 países.
Centro de Investigação em Ciência Política
Escola de Economia e Gestão
Universidade do Minho
Telefone: 253 601947
e-mail: cicp@eeg.uminho.pt
​​​​​​​​   cartaz programa
Foto: EEG
Foto: EEG
Foto: EEG
seminario cicp
Poster
Foto