Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Graus Duplos


Os Graus Duplos representam uma modalidade de formação académica em que o estudante conclui dois cursos superiores distintos em duas instituições diferentes, obtendo assim dois diplomas oficialmente reconhecidos. A EEG dispõe atualmente de duas parcerias a este nível, com a Universidade de Rennes I no Mestrado em Economia, e com a Universidade de Roma Tor Vergata no Mestrado de Finanças.


 Grau Duplo em Economia com a Universidade de Rennes I 
A nomeação dos estudantes decorre no final do segundo semestre, junto do Diretor do Mestrado em Economia da EEG, e os selecionados realizam o terceiro semestre na Universidade de Rennes I. Para obter financiamento da bolsa Erasmus+, é necessário que os estudantes façam a sua candidatura na convocatória anual dinamizada pela USAI. Os estudantes da UMinho devem concluir 60 ECTS antes da mobilidade e cumprir os critérios de admissão de ambas as instituições, incluindo certificação linguística, qualificações, experiência e, se aplicável, visto de estudante. Em Rennes I, realizam 30 ECTS conforme o Acordo de Implementação e frequentam todas as unidades curriculares do 1.º semestre do Master in Economie et Management Publiques, especialidade International Master in Public Policies. Para obtenção do grau de mestre em ambas as instituições, é obrigatória a entrega, apresentação e defesa da dissertação na UMinho. As propinas seguem o despacho anual do Reitor da UMinho; pagam-se na instituição de origem, cumprindo as normas de ambas as universidades. 


Grau Duplo em Finanças com a Universidade de Roma Tor Vergata 
A nomeação dos estudantes decorre no final do segundo semestre, junto do Diretor do Mestrado em Finanças da EEG, e os selecionados realizam o terceiro e quarto semestres na Universidade de Tor Vergata. Para obter financiamento da bolsa Erasmus+, é necessário que os estudantes façam a sua candidatura na convocatória anual dinamizada pela USAI. Os estudantes da UMinho devem concluir 60 ECTS antes da mobilidade e cumprir os critérios de admissão de ambas as instituições, incluindo certificação linguística, qualificações, experiência e, se aplicável, visto de estudante. Para obtenção do grau de mestre em ambas as instituições, é necessário completar 120 ECTS, incluindo a dissertação, que deverá ser apresentada e defendida na UMinho. As propinas aplicam-se conforme o despacho anual do Reitor da UMinho. O pagamento é efetuado na instituição de origem, devendo cumprir-se os regulamentos de ambas as universidades.