Sandra Fernandes
Doutoramento em Ciência Política - Especialização em Relações Internacionais (Sciences Po - Instituto de Estudos Políticos)
Departamento de Relações Internacionais e Administração Pública

sfernandes@eeg.uminho.pt
   601929 , 253604510
É doutorada em Ciência Política e Relações Internacionais (Sciences Po Paris). Recebeu o Prémio Jacques Delors 2005 pela sua investigação sobre a União Europeia e a Rússia. Foi diretora da Licenciatura e do Mestrado em Relações Internacionais e Diretora-adjunta do Departamento de Relações Internacionais e Administração Pública. É Presidente da Secção de Relações Internacionais da Associação Portuguesa de Ciência Política (APCP).
Colaborou com a Embaixada de Portugal em Moscovo durante a Presidência Portuguesa da EU (2007); formou diplomatas dos países do Golfo Pérsico em Riyadh (2009) e diplomatas portugueses (2016); integrou uma mesa redonda diplomática em Genebra (2010), foi nomeada pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros para integrar o júri de acesso à carreira diplomática (2015).
Auditora do Curso de Defesa Nacional do Instituto da Defesa Nacional (IDN), em 2003-2004. Docente convidada no âmbito de pós-graduações, pela Universidade Livre de Bruxelas (ULB), pelo Instituto Estatal de Moscovo (Universidade) de Relações Internacionais (MGIMO), pela Universidade de Economia de Izmir (Turquia), pela Universidade de Ljubljana (Eslovénia), pela Jagiellonian University (Polónia) e pela Universidade da Lapónia (Finlândia). De 2007 a 2009, foi investigadora convidada do Centre for European Policy Studies (CEPS), Bruxelas.
Estudos europeus
Espaço pós-soviético
Relação União Europeia-Rússia
Análise de políticas externas