Tânia Montenegro
Doutoramento em Contabilidade (Universidade do Minho)
Departamento de Gestão

taniab@eeg.uminho.pt
   253604510 ext.601945 , 253604550
Professora Auxiliar na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, onde ingressou em setembro de 2002. Membro do Conselho de Escola da EEG, de 2013 a 2019. Membro da equipa de coordenação do Programa de Desenvolvimento de Competências Transversais da EEG (EEGS), de 2013 a 2018. Membro da Direção da Casa do Conhecimento da Universidade do Minho (desde janeiro 2020). Diretora da Licenciatura em Contabilidade de janeiro de 2017 a janeiro 2018. Diretora-adjunta da Licenciatura em Contabilidade de (julho 2012-janeiro 2017; desde janeiro 2020). No passado, exerceu funções de Contabilista na TAP Portugal, foi auditora em duas Sociedades de Revisores Oficiais de Contas, e prestou serviços de Contabilista Certificada a várias empresas portuguesas. É membro do European Institute for Advanced Studies in Management (EIASM), da European Accounting Association (EAA), da European Auditing Research Network (EARNet), e da Ordem dos Contabilistas Certificados (CC).
Auditoria Financeira: Qualidade da auditoria; Independência em Auditoria; Relato em Auditoria; Capital Humano. Qualidade da Informação Financeira e Manipulação de Resultados. Corporate Governance.
Montenegro, T. M., Oliveira, L., & Lopes, M. S. (2018). A adequabilidade do controle interno no Comando da Aeronáutica: uma percepção endógena. Innovar: Revista De Ciencias Administrativas y Sociales, 28(68), 51–66. DOI
Montenegro, T. M. (2017). Religiosity and corporate financial reporting: evidence from a European country. Journal of Management, Spirituality and Religion, 14(1), 48–80. DOI
Montenegro, T. M., & Bras, F. A. (2015). Audit Quality - A Resource-Based Perspective. Caspian Journal of Applied Sciences Research, 4(2), 19–46. DOI
Montenegro, T. M., & Bras, F. A. (2015). Audit quality: does gender composition of audit firms matter? Revista Espanola De Financiacion y Contabilidad/Spanish Journal of Finance and Accounting, 44(3), 264–297. DOI