Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Estudantes da EEG vencem prémio em concurso do CAF e IPDAL Voltar

segunda-feira, 11/10/2021   
Prémio CAF e IPDAL
Cristiana Gião (estudantes do Mestrado em Economia) e Tiago Alexandre Eusébio (estudante da Licenciatura em Administração Pública) foram distinguidos com o Prémio no Concurso de Ensaios Universitários Ideias para o Futuro em Portugal organizado pela CAF - Banco de Desenvolvimento da América Latina e o Instituto para a Promoção da América Latina e Caraíbas -IPDAL. Cristiana Gião venceu o primeiro prémio com o ensaio “A Importância do combate à corrupção em tempos de pandemia: Impacto das políticas anticorrupções no crescimento económico”, e Tiago Alexandre Eusébio conquistou a Menção Especial com a sua análise sobre “Covid-19: Como podem sobreviver a América Latina e as Caraíbas?”.
A vencedora da fase portuguesa ficará habilitada a receber um dos prémios da fase Ibero-americana que, nesta edição, são: prémio Guillermo Perry (USD 3.000), segundo prémio (USD 2.000) e terceiro prémio (USD 1.000); Estes prémios serão entregues na Conferência CAF, que decorrerá em novembro de 2021, onde os vencedores terão ainda oportunidade de apresentar seus trabalhos.
Nesta 3ª edição do concurso “Ideias para o Futuro” participaram mais de 4.000 alunos da América Latina, Portugal e Espanha. A edição deste ano foi dedicada a oportunidades para construir uma recuperação sustentável, ajudando a região a superar a crise de saúde, económica e social que está a passar como resultado da pandemia Covid-19.
Os vencedores foram reconhecidos por José António García Belaunde, representante da CAF para a Europa e Paulo Neves, Presidente do Instituto para a Promoção da América Latina e Caraíbas (IPDAL). O Antigo Ministro dos Negócios Estrangeiros do Peru José Belaunde destacou que esta edição do "Ideias para o Futuro" se concentrou em "reunir a visão de jovens universitários sobre como enfrentar o enorme desafio da recuperação pós-pandemia e como superar os múltiplos desafios para desenvolvimento que enfrenta a região latino-americana”. Sublinhou que “os alunos premiados refletiram sobre aspetos tão importantes como a corrupção, um flagelo que afeta a América Latina e que limita significativamente nossa competitividade e produtividade”. O responsável da CAF concluiu a sua intervenção afirmando que “para a CAF é essencial incorporar as vozes, ideias e propostas dos nossos jovens”. “
Ideias para o Futuro” é uma iniciativa do CAF que promove o intercâmbio e a discussão de ideias que contribuam para o desenvolvimento sustentável e a integração regional por meio da promoção dos melhores talentos universitários.

Muitos Parabéns aos nossos estudantes da EEG vencedores!
Gabinete de Comunicação
Escola de Economia e Gestão
Universidade do Minho
Telefone: 253 604541
e-mail: gci@eeg.uminho.pt
Prémio CAF e IPDAL
Prémio CAF e IPDAL