Ana Paula Brandão
Doutoramento em Ciência Política e Relações Internacionais (Universidade do Minho)
Departamento de Ciência Política

abrandao@eeg.uminho.pt
   +351 253604524 , 253604510
Ana Paula Brandão é doutorada em Ciência Política e Relações Internacionais, Professora Auxiliar da Escola de Economia e Gestão e investigadora do CICP, da Universidade do Minho. Desempenhou diversos cargos de direccção de cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento, sendo presentemente Directora do Mestrado em Ciência Política. É membro do corpo editorial de Conjuntura Global (NPRI, Brasil), Globo (Diário de Bordo Editores), Nação e Defesa (IDN) e Perspectivas (CICP). Integrou a direcção da APCP (2016-2021) e foi membro fundador (coproponente) da Secção de Estudos Europeus, sendo presentemente membro da direcção da referida secção. Coordenou (IR) projectos financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e tem participado em diversos painéis de avaliação de concursos de bolsas de doutoramento e pós-doutoramento da referida instituição. É membro de diversos Grupos de Estudo e conferencista do Instituto de Defesa Nacional. Integra a Comissão Externa de Avaliação Permanente do ICPOL. Os interesses de investigação, as publicações e comunicações em encontros científicos nacionais e internacionais incidem sobre Estudos de Segurança (teorias da segurança, segurança europeia, segurança humana) e Estudos da União Europeia (PESC/PCSD, segurança interna da UE, security actorness, sistema político da UE).
Estudos de Segurança (teorias da segurança; segurança europeia; segurança humana); Estudos Europeus (PESC/PCSD; segurança interna da UE; security actorness; sistema político da UE).
Brandão, A. P. (2020). Enabling the Securitisation of the Sea Through Hybridity: EU Narrative Under Scrutiny. In A. Rocha, P. Calderon, & T. M. Guarda (Eds.), Developments and Advances in Defense and Security (Vol. 181, pp. 507–518). Singapure: Springer. DOI
Camisão, I., & Brandão, A. P. (2019). O Estado da União Europeia: Da(s) Crise(s) à Mudança? . Lisboa: Petrony. DOI
Brandão, A. P., Coutinho, F. P., Abreu, J. C., & Camisão, I. (2017). Enciclopédia da União Europeia . Lisbon: Petrony. DOI
Brandão, A. P. (2016). European Union Security Actorness: The Comprehensive Approach Hampered by Policy Differentiation. Nação e Defesa, (144), 103–131. DOI