Poderá estar a tentar aceder a este site a partir de um browser protegido no servidor. Active os scripts e carregue novamente a página.
Ativar o modo mais acessível
Desativar o modo mais acessível
Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Desativar Animações
Ativar Animações
Quem somos
Missão e Valores
Governação
Pessoas
Galeria de Presidentes
Estatutos e Regulamentos
Sustentabilidade
Estudar
Licenciaturas
Mestrados
Doutoramentos
Provas Académicas
Bolsas e Prémios
Mobilidade Internacional
Competências Transversais
Apoio Pedagógico
Reconhecimento de Graus
Ação Social
Associações de Estudantes
Acolhimento 2024
Investigar
CICP - Centro de Investigação em Ciência Política
NIPE - Núcleo de Investigação em Políticas Económicas e Empresariais
iBMS - Centre for Research in Business, Markets & Society
Publicações
Prémios de Investigação
Recursos
Pós-Doc & Estágios Científicos Avançados
EEG Investiga
Sociedade
Iniciativas para as escolas
Gabinete de Carreiras
Alumni EEG
Procedimentos concursais EEG
Formação Executiva
Media
Eventos
Notícias
Newsletter EEG
Download
EN
PT
PT
>
Media
>
EEG nos Media - detalhe
Luís Aguiar-Conraria analisa a folga nas contas públicas no P24
Voltar
sexta-feira, 27.9.2024
No dia 24 de setembro de 2024, o Professor
Luís Aguiar-Conraria
, Presidente da EEG, partilhou com o P24 a sua visão sobre o estado atual das contas públicas em Portugal, destacando o surpreendente crescimento das receitas fiscais.
Segundo o Professor Luís Aguiar-Conraria, o crescimento económico, aliado à inflação superior a 2%, tem impulsionado as receitas fiscais. Destaca que, apesar da inflação próxima dos 3%, a economia portuguesa tem superado as expectativas.
Sugere ainda que a estratégia dos ministros das Finanças relativamente às receitas, tem criado uma folga orçamental que se reflete nos resultados. Quanto à despesa, a redução de subsídios introduzidos durante a crise inflacionária ajudou a conter os gastos públicos.
Nas negociações do próximo Orçamento de Estado, admite que a folga pode simplificar as negociações, mas ressalta que, mesmo sem aprovação, o Governo poderá gerir as finanças através do regime de duodécimos.
Por fim, defende ainda que a prioridade deve ser a redução da dívida pública, direcionando a folga para áreas como a educação, em vez de uma redução generalizada de impostos. Termina com uma visão otimista sobre o futuro da economia, apontando para a crescente qualificação dos jovens portugueses como um sinal de progresso sustentável.
Luís Aguiar-Conraria é Presidente da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, Professor Catedrático do Departamento de Economia da mesma escola.
Doutorado em Economia pela Cornell University, mestre em Economia pela Universidade do Porto e licenciado em Economia pela Universidade de Coimbra. Já foi Director do Departamento de Economia e Vice-Presidente para a Investigação e Internacionalização da Escola de Economia e Gestão.
Em 2011 recebeu o Prémio Gulbenkian para a Internacionalização das Ciências Sociais. Em 2010 e 2013 recebeu o Prémio de Mérito na Investigação, EEG/UMinho. Já recebeu diversas bolsas FCT para diversos projectos. A última que recebeu é relativa a um projecto sobre " Regras de votação e distorções eleitorais", do qual é investigador principal e que conta com um financiamento de €95.000 para 3 anos.
Podcast disponível em:
https://shorturl.at/IyueP
Gabinete de Comunicação
Escola de Economia e Gestão
Universidade do Minho
Telefone: 253 604541
Email:
gci@eeg.uminho.pt
×