Fundada em 1982, a EEG|UMinho – Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho – posiciona-se atualmente entre as melhores universidades nacionais nas áreas da Economia, Gestão e Ciência Política. A Escola é responsável por 8 cursos de licenciatura, 15 cursos de mestrado e 5 cursos de doutoramento, frequentados por mais de 2800 estudantes, 11% dos quais são estrangeiros. Conta nos seus quadros com 92 professores de carreira, todos doutorados, a maioria nas melhores universidades europeias e americanas, incluindo Oxford, Lancaster, Manchester, Warwick, Estocolmo, London School of Economics, Tinbergen Institute, Cornell, State of New York e Florida State.

A EEG|UMinho proporciona aos seus estudantes uma formação teórica e técnica sólidas, a par de oportunidades de desenvolvimento de competências transversais. De destacar a análise de dados, a aposta na língua inglesa e em experiências internacionais, assim como a oportunidade de aplicação das aprendizagens e o contacto próximo com o mundo empresarial/organizacional.

A EEG destaca-se pela excelência da investigação, acolhendo o melhor centro nacional na área da Ciência Política (CICP - avaliação FCT: Excelente) e o terceiro melhor nas áreas da Economia e Gestão (NIPE - avaliação FCT: Muito Bom). A EEG|UMinho organiza-se em três departamentos: o Dep. de Economia, o Dep. de Gestão e o Dep. de Ciência Política.

A UMinhoExec, unidade de executivos da Universidade do Minho, sediada na Escola de Economia e Gestão, é um veículo de transmissão de conhecimento à sociedade em geral e ao meio empresarial em particular. Para além da formação de executivos e de formação à medida (taylor-made), a UMinhoExec desenvolve trabalhos de consultoria altamente especializada para empresas e organizações públicas e da sociedade civil, completando assim a terceira missão da universidade de interação com a sociedade.