Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT


O Programa de Desenvolvimento de Competências Transversais da EEG, EEGenerating Skills, visa potenciar o talento individual dos alunos da EEG. O desenvolvimento destas competências constitui um elemento de diferenciação crucial de melhor integração e desempenho no mercado de trabalho.

O EEGGenerating Skills​ dinamiza uma série de atividades ao longo de todo o ano letivo, orientadas para o desenvolvimento de competências na comunicação, no trabalho em equipa, no relacionamento interpessoal, na capacidade de liderança, no planeamento e organização, na resolução de problemas, no pensamento crítico e ético e na criatividade, na utilização de tecnologia e sistemas de informação, na orientação para os resultados.​​


No 1º ciclo, a realização da UC “Projeto” implica cumulativamente, para além da obtenção de classificação positiva na componente do projeto, os seguintes requisitos:
(1) o cumprimento de 3 ECTS no programa EEGenerating Skills;
(2) o cumprimento do Requisito de Análise de Dados;  
(3) o cumprimento do Requisito de Internacionalização *.

O programa EEGS prevê o cumprimento de ECTS em atividades do Plano pré-definido e em atividades livremente escolhidas pelo aluno, sejam da tipologia Workshop ou Palestra. As atividades podem ser frequentadas em qualquer altura do curso, sendo indicada para cada uma a altura recomendada.
O plano pré-definido pode ser consultado no documento “Regras” disponível na plataforma do programa. O cumprimento dos créditos no programa EEGenerating Skills faz-se de acordo com as regras estabelecidas anualmente para esse programa.
O Requisito de Análise de Dados cumpre-se pela frequência, com sucesso, de um curso de Excel Funções, oferecido no âmbito do Programa de Análise de Dados da EEG (EEG Data Pro). Em alternativa, se o aluno já tiver adquirido as competências contempladas nesse curso, pode realizar um curso de Excel Avançado, Stata, SPSS ou NVivo.


Nota: 

o funcionamento das atividades dos programas EEGenerating Skills e EEG Data Pro pode não coincidir com a faixa horária de funcionamento da licenciatura. 

Requisito de Internacionalização *

O Requisito de Internacionalização cumpre-se pela obtenção de carimbos no “Passaporte EEG”. As atividades às quais são atribuídos carimbos, incluem, entre outras: 
- mobilidade internacional no Programa Erasmus ou equivalente 
- estágio/voluntariado internacional (mínimo 6 semanas) 
- curso de línguas extra-curricular
- mobilidade internacional de estudos mais curtas (mínimo 1 semana) 
- frequência de UC opcional lecionada em Inglês 
- participação em concurso tipo challenge quando chega a fase de nível internacional 
- participação em simulação de negociação em organizações internacionais (debates ONU/UE) 
- participação em atividade ESN + AIESEC
- colaboração na organização de conferência internacional realizada na EEG 

Nota:

As atividades de Internacionalização podem ser atualizadas cada ano. O cumprimento dos requisitos no âmbito da componente Internacionalização faz-se de acordo com as regras estabelecidas anualmente para essa componente. 

* Não se aplica à Licenciatura em Contabilidade. 
* Em 2021-2022, não se aplicará à Licenciatura em Negócios Internacionais. 

No 2º ciclo, a UC “Análise de Dados e Competências Transversais” ** requer a frequência de módulos creditados no curso no programa EEG DATAPro, bem como no programa EEGenerating Skills. 
A UC “Análise de Dados e Competências Transversais” pode ser feita ao longo do primeiro ano do ciclo de estudos.
A descrição de cada módulo e respetiva calendarização estão disponíveis na plataforma de inscrições do programa. Os alunos deverão inscrever-se nos módulos em que pretendem participar seguindo as instruções de acesso e funcionamento disponíveis. Devem ainda consultar o no documento “Regras” disponível na plataforma do programa. 

Nota: 

O funcionamento dos módulos pode não coincidir com a faixa horária de funcionamento do mestrado. 

** Em 2021-2022, não se aplicará ao Mestrado em Negócios Internacionais.


Veja aqui como fazer para se inscrever nas actividades do EEGenerating Skills e EEG DATAPro: https://bit.ly/3xJQWnt

​É recomendado o acesso à Bolsa de Emprego da UMinho.​

Destacamos que os estudantes da EEG tem acesso exclusivo ao portal HigherEd da EFMD​.​​

​É recomendado o acesso à Bolsa de Emprego da UMinho.​

Estas atividades são dinamizadas pelo Gabinete de Carreiras da EEG



 Actividades



​​EEG Business Day
Um dia de encontro com empresas de referência que visa a aproximação dos alunos às expectativas do mercado de trabalho.

Responsáveis máximos de organizações de referência dão a conhecer as suas histórias de vida e experiências profissionais.

​​Volunteer Day​​​
Com o objetivo de promover e valorizar o trabalho voluntário, é organizado em parceria com uma instituição sem fins lucrativos.

​​EEGConnect@EEG
Organizações e Projectos da Sociedade Civil vêm à EEG partilhar as suas experiências e histórias de sucesso.

Ex-alunos da EEG que fizeram Erasmus vem partilhar com os atuais alunos as suas experiências enquanto estudantes Erasmus.

​​AlumniTalks@EEG​​​
Profissionais graduados pela EEG voltam aos bancos da escola para partilhar com os atuais alunos os seus percursos profissionais.
Visitas de estudo a organizações parceiras da EEG que permitem observar diretamente a forma como as organizações funcionam.

EEG Feira de Emprego
Aproximar os alunos ao mercado de trabalho e promover o encontro entre os mesmos e as empresas.

​​Workshops e Cursos​​​
Sessões que combinam a exposição de conteúdos práticos com a sua aplicação imediata, focadas na promoção de competências transversais.