Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT
sustentabilidade2024.jpg

 A Escola de Economia, Gestão e Ciência Política da UMinho reforça o compromisso com a sustentabilidade e inclusão social

A Escola de Economia, Gestão e Ciência Política (EEG/UMinho), no âmbito do acolhimento dos novos alunos de 1º ciclo, reforçou o seu compromisso com a sustentabilidade e a inclusão social.

A aquisição de mais de 1300 sacos em tecido reutilizado com patchwork representa um avanço importante na nossa estratégia de responsabilidade ambiental e social, com um impacto notável em diversos indicadores:

Impacto Ambiental
Ao optar por materiais reciclados, a EEG contribui significativamente para a preservação do meio ambiente. Foram reutilizados 206,20 kg de tecido, incluindo uma tela bege que, devido a problemas de acondicionamento, seria destinada à destruição. A reintrodução desta tela na cadeia de valor demonstra o compromisso da EEG com a sustentabilidade, transformando desperdício têxtil em produtos funcionais e duráveis.

Impacto Social
A confeção dos artigos foi realizada por parceiros sociais, incluindo reclusos do Estabelecimento Prisional de Guimarães, um casal de refugiados da Síria em Braga, e uma causa social local que apoia uma mãe com três filhos, um dos quais com deficiência elevada. O valor pago a estes parceiros sociais representa 31% do valor total contratado. Esta colaboração não apenas apoia a inclusão social, mas também promove o desenvolvimento de competências valiosas e o aumento da autoestima dos envolvidos.

Pedagogia para a Mudança
Incluído como peça da sua missão, esta ação sustentável tem o potencial de sensibilizar a comunidade para a importância de mudanças de comportamento em relação ao consumo e ao desperdício. A iniciativa reforça a mensagem de otimização dos recursos e o compromisso da instituição com práticas sustentáveis.

- Sustentabilidade: Os sacos e pulseiras são feitos a partir de materiais da indústria têxtil portuguesa reutilizados, promovendo a economia circular e reduzindo a pegada ecológica.

- Design Único: Cada saco é único, refletindo o cuidado e a dedicação dos parceiros sociais envolvidos e a reutilização criativa de materiais. - Resistência: Os sacos são projetados para garantir durabilidade e funcionalidade, servindo como um veículo eficaz para promover a marca EEG/UMinho.

- Impacto Social: Ao escolher os produtos re.store®, os clientes apoiam a inclusão social e ajudam a promover a reintegração de reclusos e refugiados.

- Valorização da Diferença: A iniciativa do patchwork dos sacos, inspirada por um recluso, demonstra a valorização da criatividade e o empenho dos nossos parceiros sociais.

Agradecemos à re.store por ser um parceiro comprometido com as boas práticas de sustentabilidade e inclusão social. Juntos, transformamos desperdício têxtil em produtos funcionais e únicos para a comunidade da EEG/UMinho.


Prémios de Investigação na área de Sustentabilidade


Atribuído em 2024


Heath, T., & Tynan, C. (2023). "We Want your soul": re-imagining marketing education through the artsEuropean Journal of Marketing57(10), 2808-2837.


Atribuído em 2023


Cortez, M. C., Andrade, N., & Silva, F. (2022). The environmental and financial performance of green energy investments: European evidence. Ecological Economics197, 107427.