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João Silva defende tese de doutoramento intitulada “What is the economic value of culture? Essays on valuation of cultural activities and consumer preferences” Voltar

segunda-feira, 26/02/2024   
João Silva
A Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho informa com orgulho que o seu doutorando apresentou defesa da sua tese de doutoramento intitulada “What is the economic value of culture? Essays on valuation of cultural activities and consumer preferences”.

A tese defendida no dia 22 de fevereiro de 2024, na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, através de alguns ensaios sobre a avaliação das atividades culturais e as preferências dos consumidores, trouxe contribuições significativas para perceber qual é o valor económico da cultura. Assim e conforme resumo abaixo apresentado pelo próprio autor, a sua tese permite concluir que os benefícios associados ao consumo de bens e serviços culturais vão para além da sua dimensão de consumo, embora derivem a respetiva utilidade através do consumo dos mesmos.

“Os indivíduos derivam utilidade através do consumo de bens e serviços culturais, mas os benefícios que lhe estão associados vão para lá da sua dimensão de consumo. As externalidades são uma das principais falhas de mercado e justificam a intervenção pública para garantir uma alocação mais eficiente de recursos económicos, designadamente através de regulação e subsídios. A dimensão dessa intervenção depende do valor do bem ou serviço. Este trabalho estima o valor de uso e de não-uso, para um concerto, um programa de serviço educacional e a preservação de uma paisagem cultural específica, utilizando uma técnica de preferência declarada, adequada à eliciacão de valores não tradicionalmente económicos.

As preferências individuais do consumo de bens e serviços culturais têm uma característica de learning-by-consuming e esse processo de formação de preferências pode explicar a lenta recuperação da audiência após o período pós-COVID-19 em alguns equipamentos especializados na provisão de concertos eruditos. Por um lado, este trabalho concluiu que a utilidade derivada do consumo diminuiu após este período; por outro lado, o nível de rendimento do consumidor revela-se um fator chave na determinação do valor. Portanto, a intervenção pública deve assegurar o investimento nos programas do serviço educativo, área onde os indivíduos evidenciam grande apoio ao financiamento público, e no processo de digitalização para ampliar a audiência, envolvendo consumidores cuja fruição física está desatualizada face aos seus padrões de consumo habituais. Finalmente, mesmo que o investimento público em cultura possa ser considerado regressivo porque a audiência eventualmente poderia consumir sem apoio público (direto ou indireto), o valor que os consumidores atribuem é maior do que o preço do bilhete (efeito do valor de não-uso), indivíduos com rendimentos mais baixos devem ter um preço de acesso que não os restrinja os benefícios evidenciados (política de equidade e discriminação de preços).

A intervenção pública é muito ampla, designadamente a classificação de património e o domínio da conservação. A paisagem cultural não tem um mercado definido, mas isso não significa que não tenha valor em função do seu impacto no bem-estar dos indivíduos. As variáveis género (masculino), rendimentos mais elevados, ideologia política e sensibilidade em relação a questões ambientais têm um impacto positivo na importância atribuída à paisagem cultural. Existe uma opinião favorável quanto ao uso de instrumentos fiscais, como a taxa turística, para a sua preservação. As políticas culturais devem considerar a sustentabilidade do turismo, bem como as percepções dos consumidores sobre a proteção cultural, social e ambiental de territórios e populações.”


A investigação de João Silva é, assim, fundamental para a formação de políticas públicas mais eficientes e adaptadas ao fornecimento de bens culturais.

A tese de doutoramento foi orientada pela professora Lígia Pinto, docente do Departamento de Economia da EEG.

A EEG - Escola de Economia e Gestão dá os parabéns a João Silva pela sua defesa e deseja os melhores sucessos profissionais e pessoais.
Gabinete de Comunicação
Escola de Economia e Gestão
Universidade do Minho
Telefone: 253 604541
Email: gci@eeg.uminho.pt
João Silva