Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Estudantes da EEG vencem a XVII Competição Nacional do Start Up Programme da Junior Achievement Portugal Voltar

terça-feira, 19/03/2024   
JAP 2024
Uma equipa de estudantes da Licenciatura em Marketing da Escola de Economia e Gestão (EEG) da Universidade do Minho foi a grande vencedora da XVII Competição Nacional do Start Up Programme da Junior Achievement Portugal, que decorreu no dia 15 de março de 2024, em Cascais, na qual participaram equipas universitárias de todo o país, apuradas nas competições regionais. No âmbito da Unidade Curricular de Empreendedorismo lecionada pelos Professores Elisabete Sá e Nuno Marques, do Departamento de Gestão da EEG, a equipa constituída por Ana Leão, Inês Pinto, José Velar, Mafalda Araújo, Margarida Fonseca e Patrícia Viana desenvolveu o projeto INCARe, um carrinho de compras inteligente e inclusivo que dá as direções a clientes com deficiências visuais. Estes estudantes vão agora representar Portugal no Gen_E 24, o maior festival europeu de empreendedorismo, que acontece em julho, este ano em Catania, na Itália. Para além do 1.º prémio, outras duas equipas da EEG arrecadaram dois dos cinco Prémios Assinatura atribuídos pelos jurados nesta edição. A Pet24, composta por Ana Eira, Ana Portela, Gabriela Carvalho, José Gonçalves e Mafalda Macedo, também da Licenciatura em Marketing, venceram o prémio Ready to Go (Zurich), com uma proposta inovadora para a gestão eficiente de informação veterinária. A equipa Adote um Neto, constituída por Inês Sequeira, Roberta Veloso e Rui Gomes, apresentou uma ideia envolvendo jovens para resolver o problema da solidão dos idosos e as suas dificuldades na realização de algumas tarefas, à qual foi atribuído o prémio Impacto (DNA Cascais).

A Junior Achievement, três vezes nomeada para o Nobel da Paz, ocupa um lugar cimeiro nas Social Good Organizations com maior impacto social a nível mundial. O Start Up Programme da Junior Achievement Portugal promove competências empreendedoras em alunos universitários, tendo por base o princípio de que os negócios podem contribuir para o desenvolvimento sustentável. Segundo Elisabete Sá e Nuno Marques, «esta é uma oportunidade única de enriquecimento curricular, mas também de desenvolvimento de competências pessoais importantes, como a criatividade, a comunicação, o espírito de equipa e a capacidade para idealizar e planear soluções para problemas complexos».

Na opinião de Inês Pinto, da equipa vencedora, a participação nesta competição «foi uma experiência única que nunca vamos esquecer! Foi uma oportunidade para expormos as nossas ideias, crescermos e, acima de tudo, aprendermos. Com dedicação e esforço, tudo se consegue. Não poderíamos ter ficado mais felizes com o resultado, e estamos prontos para representar Portugal no Gen_E 24, em Itália, com o projeto InCARe» Roberta Veloso, da equipa Adote um Neto, salienta «o espírito vivido na atividade, marcado pelo companheirismo e entreajuda. Esta permitiu cultivar relações, contactos e ainda a partilha de experiências e conhecimento». Também Mafalda Macedo, da equipa Pet24 faz um balanço muito positivo, referindo que «a participação na etapa nacional foi sem dúvida desafiadora e a demonstração de que realmente o esforço é recompensado. Ficamos muito orgulhosos de ter conseguido vencer o prémio da Ready to Go e acreditamos que é só o início. Estamos muito gratos pela oportunidade que os nossos professores e a JAP nos deram e foi, sem dúvida, uma experiência única!»


A EEG felicita os nossos estudantes vencedores e os professores Elisabete Sá e Nuno Marques por esta distinção!
Gabinete de Comunicação
Escola de Economia e Gestão
Universidade do Minho
Telefone: 253 604541
Email: gci@eeg.uminho.pt
JAP 2024
JAP 2024
JAP 2024