Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Alumnus da EEG premiado pela Ordem dos Economistas com a distinção de melhor tese de doutoramento na área Voltar

sexta-feira, 03/12/2021   
Izzat Ramadan
Izzat Ramadan, alumnus da Escola de Economia e Gestão e investigador do Núcleo de Investigação em Políticas Económicas e Empresariais (NIPE) da EEG|UMinho, foi premiado pela Ordem dos Economistas e pela PwC com o Prémio António Simões Lopes 2020, que distingue a melhor tese de doutoramento apresentada em universidades portuguesas. Foi no 9.º Congresso Nacional dos Economistas, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, que teve lugar a entrega desta distinção.
O trabalho premiado, intitulado de “Three essays on financial literacy and financial behavior”, diz respeito à tese defendida no seu doutoramento em Ciências Empresariais, realizado na Escola de Economia e Gestão, cuja orientação foi levada a cabo por Manuel Rocha Armada e Cristiana Leal, professores do departamento de Gestão da EEG.
A tese de Izzat Ramadan apresenta três ensaios sobre literacia e comportamento financeiro. Nestes ensaios, é revelado que há efeitos positivos quando estas duas variáveis se juntam e é sugerida a criação de políticas públicas e planos de educação financeira para diferentes grupos, tendo em consideração o género, o país, a religião, a estrutura familiar e o perfil psicológico do cidadão, a fim de melhorar a sua performance. A tese mostra ainda que o comportamento financeiro de uma dada pessoa tem como principal determinante a literacia financeira, que, todavia, depende da socialização financeira com os pais, da confiança, da aversão ao risco, entre outros aspetos.
Izzat Ramadan afirma estar orgulhoso e feliz por esta sua nova conquista e por reconhecerem as suas “ideias sobre o efeito da cultura no comportamento financeiro, como a influência dos pais neste âmbito”, acrescentando ainda que pretende estudar este tópico com mais detalhe em outras partes do planeta.
Gabinete de Comunicação
Escola de Economia e Gestão
Universidade do Minho
Telefone: 253 604541
e-mail: gci@eeg.uminho.pt
Izzat Ramadan