Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Fatores políticos estáveis foram determinantes no combate à crise pandémica Voltar

sexta-feira, 10/12/2021   
EEG Investiga_Edna Costa
Durante a primeira fase de resposta à pandemia Covid-19, o caso português foi aclamado como um “milagre”, um reflexo da apreciação de que o país tinha agido rapidamente e adotado medidas rigorosas, e saído com baixas excecionais, especialmente quando comparado com outros países do Sul da Europa.
De forma a compreender este acontecimento, Edna Costa, professora do Departamento de Ciência Política da Escola de Economia e Gestão, investigou a resposta dada pelo Governo e o papel do Chefe de Estado, de modo a travar a propagação inicial da infeção, de março a junho de 2020.
Ao longo do artigo, é demonstrado que “a política e o seu estado são importantes para lidar com crises repentinas como a que atualmente vivenciamos”. Os autores concluem que a pandemia ocorreu numa altura de estabilidade política em Portugal, excecional no contexto da Europa do Sul, o que garantiu níveis consideráveis de apoio por parte dos partidos da oposição e dos cidadãos, que acataram rapidamente as medidas tomadas pelo Governo. Tal ocorreu também num clima de consenso entre os principais atores políticos, peritos e comunicação social sobre as questões de saúde pública, o que reforçou a narrativa comum da crise, crucial ao nível do comportamento individual dos cidadãos. Por outro lado, a centralização do poder e da tomada de decisões, a nível administrativo e organizacional, permitiu uma resposta política coesa, mesmo tendo em conta as duas regiões autónomas que possuem um maior grau de autonomia e que adotaram medidas mais rigorosas na gestão da pandemia.
Edna Costa afirma que “a combinação destes fatores levou a uma resposta prematura, mas também rápida e eficaz durante a primeira fase, o que proporcionou ao país uma grande visibilidade em termos de eficácia no combate à pandemia”.
O artigo foi elaborado em coautoria com Patrícia Silva e João Moniz, investigadores no The Research Unit on Governance, Competitiveness and Public Policies (GOVCOPP), Universidade de Aveiro, e pode ser encontrado em https://doi.org/10.1080/13608746.2021.1979741.
Gabinete de Comunicação
Escola de Economia e Gestão
Universidade do Minho
Telefone: 253 604541
e-mail: gci@eeg.uminho.pt
EEG Investiga_Edna Costa