Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

 Gabinete de Mobilidade Internacional


A Escola de Economia e Gestão (EEG) da Universidade do Minho é uma Escola moderna e vibrante, com objetivos definidos, cuja atividade académica se iniciou em 1982. Se estiveres interessado em candidatar-te aos nossos cursos de Licenciatura, deverás consultar o website da UMinho.

Se é teu intuito submeter candidatura aos nossos Cursos de Mestrado ou aos nossos Programas Doutorais, deverás contactar o Gabinete de Mobilidade Internacional (GMI), criado pela EEG para esclarecer as tuas dúvidas.

Se estiveres interessado em te candidatar a Doutoramento em Cotutelle ou Doutoramento Europeu, ou fazer um Estágio Doutoral ou Pós Doutoramento, deverás contactar o Gabinete de Mobilidade Internacional.

O GMI acompanha o teu processo de candidatura online, prestar informações sobre o processo de seleção e sobre o teu processo de admissão, bem como a tua inscrição online na Universidade do Minho. Tem ainda como objetivo ajudar-te em questões relacionadas com a emissão do teu Visto de Estudo, e quando chegares a Braga, aconselhar-te a levar a cabo outras formalidades.

Se estiveres interessado em fazer Erasmus +, por favor consulta este website e contacta também o Gabinete de Mobilidade Internacional.


Cont​acte-nos
Estela Vieira
Telefone: ​253 601 ​904​


 Calls de Mobilidade


Erasmus + para o 3º Ciclo

O Programa Erasmus+ oferece aos estudantes de 3º ciclo a opção de realizarem mobilidades de estágio de curta duração (5 dias e 2 semanas) no estrangeiro, tendo assim mais flexibilidade para adaptar a experiência de mobilidade às suas necessidades específicas de aprendizagem e formação.

Para mais informações consultar os seguintes documentos:
- Edital
- Orientações e Procedimentos

Prazo para submissão da candidatura e documentos: até 25/03/2023
Período para concretização dos estágios: início a partir de 01/05/2023 e conclusão até 31/10/2023

Procedimento Candidatura:

1. Preenchimento do formulário online existente para as pré-candidaturas a estágios de longa duração para qualquer ciclo de estudos: http://goo.gl/forms/KvZZsOHU9W

2. Envio por e-mail para erasmusplacement@usai.uminho.pt os seguintes documentos obrigatórios:

    - Comprovativo de inscrição na UMinho no 3º ciclo;

    - Certificados de Habilitações de cursos anteriores (Licenciatura e Mestrado ou Mestrado Integrado);

    - Carta de Aceitação emitida pela instituição de acolhimento com as seguintes informações:

            - Duração do estágio (datas de início e término da mobilidade não deverão coincidir com fins-de-semana, nem feriados);

            - Contacto do orientador/supervisor na organização de acolhimento (nome, cargo/posição, e-mail, contacto telefónico);

            - Descrição sucinta do plano de trabalhos a desenvolver;

            - Indicação da remuneração/apoio a atribuir (se aplicável).

    - Learning Agreement for Traineeship devidamente preenchido e assinado (template aqui);

    - Caso seja bolseiro de um projeto I&D (exemplo: FCT ou outra entidade) deverá submeter comprovativo da entidade financiadora em como é elegível para realização do estágio Erasmus+ no estrangeiro e receber a subvenção Erasmus+ cumulativamente à Bolsa que já aufere.

3. Após o término do prazo, as candidaturas serão recolhidas e validadas pelo Serviço de Apoio à Internacionalização. Posteriormente serão encaminhadas para os respetivos Coordenadores Académicos de Mobilidade para validação e seleção.

4. Por fim, o Serviço de Apoio à Internacionalização comunicará a cada candidato o resultado das candidaturas após a seleção realizada pelos Coordenadores Académicos de Mobilidade.

Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas sobre estágios Erasmus+ deve contactar o Serviço de Apoio à Internacionalização (SAI):

    - e-mail: erasmusplacement@usai.uminho.pt;

    - atendimento telefónico: 253 604505 / 253 510169;

    - atendimento presencial:

            • campus de Gualtar (Edifício 6, Porta C): segundas e quartas das 14h às 17h e terças e quintas das 9h30 às 12h.

            • Gabinete de Mobilidade Internacional da EEG (Gabinete -1.06, de segunda a sexta das 09:30 às 12:00 e das 14:00 às 17:00, Tel. 253 601904, email: estelav@eeg.uminho.pt



Blended Intensive Programme (BIP)

Erasmus+ programme

UMinho (Portugal) + LASALLE (France) + AVANS (Holland)

Decorre na Escola de Economia e Gestão I UMINHO

Game Simulation: CESIM Firm  

Sessões online (síncronas e assíncronas) e presenciais (a participação presencial decorre de 17 a 21 de abril de 2023 na EEG I UMinho)

Prazo de Candidatura: até 16 de fevereiro de 2023

Descrição do Jogo

Trata-se de uma simulação/jogo que envolverá estudantes finalistas das Licenciaturas em Economia, Gestão, Negócios Internacionais e Marketing e do 1º ano dos Mestrados em Negócios Internacionais e Gestão e Negócios (UMinho), estudantes de Licenciatura em Negócios Internacionais (Holanda) e de Mestrado em Manager of International Relations (França).

Formato do Jogo

O Jogo integra as seguintes áreas-chave: Finanças, Logística, Marketing e Investigação Operacional. Promove o desenvolvimento de competências nas áreas supramencionadas e na operacionalização de projetos de desenvolvimento estratégico das empresas.

Atividade

– 5 carimbos no passaporte de internacionalização 

3 ECTS – Suplemento ao Diploma

Critérios de Admissão de candidatos:

1. Finalistas das Licenciaturas em Economia, Gestão, Negócios Internacionais e Marketing
2. 1º ano dos Mestrados em Negócios Internacionais e em Gestão e Negócios
3. Proficiência em Língua Inglesa (mínimo B2)
4. Conhecimentos de finanças, logística e marketing

Candidatura:

1. CV (PDF)
2. Registo atual académico (retirado do Portal Académico > plano de estudos) (PDF)
3. Enviar para estelav@eeg.uminho.pt

Para informação adicional contactar:
Estela Vieira – estelav@eeg.uminho.pt


Bolsas Grupo Tordesillas – Fundación Carolina   

Call para bolsas de investigação de curta duração para professores doutores de instituições portuguesas e brasileiras em instituições espanholas pertencentes ao Grupo Tordesillas, do qual a UMinho é membro.

Deadline: até ao dia 4 de abril de 2023, inclusive. Serão atribuídas 10 bolsas no valor de 1200€/mês para visitar Universidades Espanholas que façam parte do Grupo Tordesillas (http://www.grupotordesillas.net/miembros/).

Duração da mobilidade: 1 mês (mínimo) e 3 meses (máximo), a ter lugar entre 1 de setembro 2023 e 31 de julho 2024.

Divulgação dos resultados das candidaturas: até ao dia 31 de julho 2023.

Processo de candidatura:

A documentação para se candidatar à bolsa deve ser enviada para o email gtordesillas.secretaria@uva.es, uma vez que o Grupo Tordesillas é o único que pode inscrever candidatos no site da Fundação Carolina.

Os professores doutores interessados devem seguir os seguintes passos para se inscreverem na bolsa Grupo Tordesillas-Fundación Carolina:

1) Enviar os seguintes dados/documentos para o email gtordesillas.secretaria@uva.es :

- Nome completo;
- Endereço email;
- Cópia digitalizada do documento de identidade (passaporte);
- Cópia digitalizada do certificado de doutoramento;
- Prova de vinculo para com a Universidade do Minho;
- Indicação da Universidade espanhola em que pretende realizar o período de mobilidade e carta de aceitação da mesma, informando o número de meses de duração da estada.

2) O Grupo Tordesillas validará os dados e documentos indicados no ponto 1). Receberá um e-mail automático com códigos pessoais e instruções para que possam aceder e preencher o formulário de candidatura a bolsa no site da Fundação Carolina.
Durante a fase 2) todas as dúvidas deverão ser endereçadas ao e-mail movilidadtordesillas_2023@fundacioncarolina.es .

A leitura deste e-mail não dispensa a consulta integral do documento em anexo.

Para mais informação por favor contactar diretamente o Grupo Tordesillas através do email gtordesillas.secretaria@uva.es.



SGROUP-INCON PROGRAMME 2023  
InterContinental Academic Exchange Programme (ICon)
SGroup Universities in Europe

Trata-se de mobilidade para países e universidades membros/associados do SGroup e outras regiões como América Latina, China e África.
Este programa é destinado a Pessoal Docente e Pessoal Técnico, Administrativo e de Gestão promovido pelo Grupo Santander de Universidades (SGroup) do qual a UMinho é membro.
Serão atribuídas 15 bolsas no valor máximo de 1000€ (reembolso efetuado apenas após apresentação de despesas) aos candidatos selecionados para visitar uma das Universidade Parceiras, distribuídas da seguinte forma:

- 3 Bolsas para a América Latina;
- 3 Bolsas para a China;
- 3 Bolsas para África;
- 6 Bolsas para realizar mobilidade numa das Universidades dos Membros Associados do SGroup.

As candidaturas estão abertas a partir deste momento e terminarão em abril de 2023 ou quando todas as Bolsas forem atribuídas.
As candidaturas serão avaliadas com base nos critérios de elegibilidade e o critério de atribuição será o de first-come first-served.

Cada Universidade membro do SGroup não poderá ter aprovada mais do que 1 Bolsas por região e 1 Bolsa por Universidade dos Membros Associados do SGroup. Assim sendo, caso o SGroup receba simultaneamente uma candidatura para cada categoria, a pré-seleção será solicitada à Universidade do Minho.

As mobilidades poderão decorrer entre o dia 1 de janeiro de 2023 e 15 de outubro de 2023 e a duração mínima obrigatória é de 5 dias úteis de trabalho (não incluindo dias de viagem). Não existe duração máxima exigida.

Para mais informação, deve contactar o Gabinete de Mobilidade Internacional da EEGIUMinho, Estela Vieira, para o email: estelav@eeg.uminho.pt


Erasmus IN​