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Quatro equipas da Licenciatura em Marketing apuradas para o XVII programa startup da Junior Achievement (JAP) Voltar

sexta-feira, 03/02/2023   
JAP
A Escola de Economia e Gestão (EEG) da Universidade do Minho, acolheu no dia 30 de janeiro de 2023, a sessão de apuramento para a XVII edição do programa startup, promovido pela Junior Achievement Portugal (JAP). Trata-se de um exigente programa de empreendedorismo jovem, no qual competem dezenas universidades portuguesas. O evento foi organizado pela JAP, organização fundada em 1919 (USA) considerada a mais relevante entidade (sem fins lucrativos) a nível mundial, na promoção do empreendedorismo jovem, presente em mais de 100 Países e nomeada em 2022 para o Nobel da Paz.
A iniciativa integra-se no âmbito da metodologia da unidade curricular de princípios de empreendedorismo da licenciatura em Marketing, lecionada pelo professor Nuno Marques, docente do Departamento de Gestão da EEG, que orientou os projetos / equipas.
Os alunos apresentaram e defenderam doze projetos empreendedores, que planearam ao longo do semestre, em formato “elevator Pitch”, perante um júri. O painel do júri, constituído por representantes de prestigiadas organizações, Hugo Portela (Accenture), Pedro Magalhães (Bosh), Rui Martins (Porto Business School) e Paulo Machado (Fundação AGEAS), avaliaram os projetos, mas também partilharam a sua experiência e conhecimento com as equipas. A sessão foi conduzida por Gonçalo Duque (CEO) e Bruno Ramos (Diretor de Operações JAP).
Os alunos apresentaram as soluções que desenvolveram durante o semestre e nas palavras de Gonçalo Duque (CEO da JAP) o nível das equipas foi bastante elevado e a decisão de apuramento difícil.
Foram apuradas quatros equipas da licenciatura em Marketing da EEG. O projeto ODER, equipa liderada pela aluna Beatriz Araújo que investigou e desenvolveu uma inovadora solução de suporte à ausência de visão que pretende contribuir para uma inclusão mais efetiva da população cega ou com baixa visão. A Lightlumin, equipa liderada pela aluna Cesarine Martinho, apresentou uma solução para a gestão mais eficiente da iluminação pública, e que tem a particularidade inovadora da população / comunidade interagir de forma mais efetiva com o sistema de iluminação pública (em função de múltiplos fatores). A equipa Steppy equipa liderada pela aluna Beatriz Ramôa apresentou um inovador conceito de sapato para bebés, que visa reduzir o custo com o descarte rápido deste produto e o elevado impacto ambiental, do consumo de sapatos, das crianças dos zero aos dois anos (certamente, muitos pais que agradecem tal solução). E por fim, a equipa WN liderada por Vasco Lima, desenvolveu uma solução tecnológica que visa minimizar um problema dos sistemas de navegação automóvel serem altamente distrativos dos condutores, com impacto potencial em acidentes.
A sessão de apuramento foi encerrada pela Professora Beatriz Casais, Vice-Presidente da Escola de Economia e Gestão, que congratulou os alunos e todos os envolvidos na sessão de apuramento e desejou sucesso às equipas que vão representar a Universidade do Minho no XVII Campeonato nacional do programa start-up, que se realiza em Março, em Cascais. Nas palavras finais a Professora Beatriz Casais enfatizou uma característica relevante que identificou nos projetos dos estudantes empreendedores da Universidade do Minho, que, para além de estarem focados em gerarem valor económico, evidenciam também uma elevada orientação estratégica e de geração de valor social.
Gabinete de Comunicação
Escola de Economia e Gestão
Universidade do Minho
Telefone: 253 604541
Email: gci@eeg.uminho.pt
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