Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

A Resposta Estratégica de Portugal face ao Brexit Voltar

segunda-feira, 06/02/2023   
Laura Ferreira-Pereira e António Raimundo
A saída do Reino Unido da União Europeia (UE) teve implicações importantes e duradouras para as dinâmicas políticas europeias. A dimensão de tais efeitos é fácil de entender, tendo em conta o peso do país enquanto ator político-diplomático, económico e militar, à escala do continente, mas também mundial. Ao nível da UE, as implicações do Brexit foram sentidas por todos os Estados Membros, especialmente pelos países de menor dimensão, tendo em conta as limitações específicas que os tornam mais dependentes de uma entidade multilateral como a UE.
António Raimundo, investigador do Centro de Investigação em Ciência Política (CICP), e Laura C. Ferreira-Pereira, docente do Departamento de Ciência Política da Escola de Economia e Gestão e também investigadora do CICP, publicaram um estudo abordando as implicações do Brexit para a política europeia de Portugal. Mais concretamente, o estudo analisa as estratégias adaptativas promovidas pelo país face a tal desenvolvimento disruptivo, bem como as suas implicações do ponto de vista da europeização da política externa portuguesa.
Com base numa análise qualitativa de fontes primárias e secundárias, os autores argumentam que, na sua resposta ao Brexit, as autoridades portuguesas procuraram equilibrar um compromisso firme com a UE, a proteção de laços importantes com o Reino Unido e um forte empenhamento no âmbito da OTAN. Tal resposta deu sustentação ao processo de europeização da política externa portuguesa, mas de forma limitada e ainda mais pragmática do que no passado.
Estes resultados contribuem para um maior conhecimento das estratégias promovidas por Portugal para fazer face ao Brexit, ajudando a uma melhor compreensão da política europeia do país e dos seus desafios atuais. De maneira mais ampla, o artigo providencia elementos relevantes para quem se interesse por temas como política externa de pequenos estados e dinâmicas de europeização. O estudo faz parte de um Número Temático da revista Journal of Contemporary European Studies, do qual Laura C. Ferreira-Pereira foi guest (associate) editor e que se prevê seja publicado durante 2023.

Ver artigo:
António Raimundo e Laura C. Ferreira-Pereira (2022), “Portugal’s strategic response to Brexit: enduring Europeanization?”, Journal of Contemporary European Studies, DOI: 10.1080/14782804.2022.2106953
Gabinete de Comunicação
Escola de Economia e Gestão
Universidade do Minho
Telefone: 253 604541
Email: gci@eeg.uminho.pt
Laura Ferreira-Pereira e António Raimundo