Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Campanhas de Crowdfunding são mais bem sucedidas em cidades com desigualdade de rendimentos Voltar

quarta-feira, 22/03/2023   
Cristiana Leal
As campanhas de crowdfunding são geralmente definidas como tudo ou nada (uma campanha é considerada bem-sucedida e o dinheiro é recebido apenas se o valor alvo for alcançado num determinado período de tempo limitado), pelo que os empreendedores têm que apresentar campanhas atrativas que tenham expectativa de atingir o sucesso. Cristiana Cerqueira Leal, professora do departamento de Gestão da EEG, publicou um artigo no Journal of Business Research, juntamente com Israel Felipe dos Santos, Wesley Mendes-Da-Silva e Danilo Braun, com o objetivo de identificar os fatores determinantes da duração do tempo para o sucesso de campanhas de reward crowdfunding, utilizando modelos paramétricos e semi-paramétricos de análise de sobrevivência. Com base em mais de 4.200 campanhas de reward crowdfunding, os resultados demonstram que as campanhas que obtêm sucesso mais rapidamente estão localizadas predominantemente em cidades com maior desigualdade de rendimentos. Estas são cidades que se caracterizam por metas de arrecadação menores e recebem um maior número de contribuições. Adicionalmente, as co-variáveis indicam uma influência não constante no tempo de sucesso durante o período de captação de recursos. Do ponto de vista dos empreendedores, esse conhecimento permite melhorar o perfil da campanha crowdfunding para aumentar a probabilidade de sucesso e acelerar o ritmo de captação de contribuições.
O artigo intitula-se “Reward crowdfunding campaigns: Time-to-success analysis”, e recebeu o Prémio de Investigação na área de Gestão quadragésimo primeiro aniversário da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho.

Artigo: dos Santos Felipe, I. J., Mendes-Da-Silva, W., Leal, C. C., & Santos, D. B. (2022). Reward crowdfunding campaigns: Time-to-success analysis. Journal of Business Research, 138, 214–228. https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0148296321006494
Gabinete de Comunicação
Escola de Economia e Gestão
Universidade do Minho
Telefone: 253 604541
e-mail: gci@eeg.uminho.pt
Cristiana Leal