Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Estudantes da UMinho vencem prémios no Campeonato Nacional Startup da Junior Achievement (JAP) Voltar

sexta-feira, 31/03/2023   
Prémio campeonato startup
O XVI Campeonato Nacional Start Up Programme (SUP), organizado pela Junior Achievement Portugal, que se realizou no dia 24 de março de 2023, em Cascais, atribuiu este ano dois prémios a estudantes da Universidade do Minho - o Prémio Comunicação atribuído a uma equipa orientada pelo Professor Nuno Marques, no âmbito da Unidade Curricular de Princípios de Empreendedorismo; e o Prémio Ready to Grow atribuído a uma equipa também orientada pela Professora Elisabete Sá em conjunto com o Professor Nuno Marques, no âmbito da Unidade Curricular de Introdução ao Empreendedorismo.
O prémio Comunicação, um galardão patrocinado pela empresa REN, visa premiar as apresentações mais influenciadoras e persuasivas do certame. A equipa vencedora, constituída pelos estudantes Bárbara Silva, Beatriz Araújo, Carolina Costa, Diogo Silva, Joana Balão, e Nuno Silva desenvolveu o projeto ODER, que consiste numa solução para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência visual, especificamente uns óculos que recorrem a tecnologia de ultrassons para identificar objetos acima da cintura e integra com uma aplicação de telemóvel, com várias funcionalidades, tais como um sistema GPS (para localização da pessoa), que produz áudio descrição dos locais e tem a possibilidade de contemplar conteúdos áudio de locais turísticos e de interesse (entre outras). O projeto foi desenvolvido com a colaboração da ACAPO (Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal) que disponibilizou vários associados para participarem no estudo de mercado e partilharem as dificuldades e necessidades, bem como identificar oportunidades de melhoria nos produtos existentes. Um contributo, que foi muito relevante, para o desenvolvimento do novo produto e a quem a equipa endereça um agradecimento público. Estes estudantes consideram que o projeto Start Up Programme (SUP) foi uma experiência muito enriquecedora. Estes estudantes terão agora a oportunidade de realizar um estágio e manifestam um grande orgulho no projeto, pois puseram à prova as suas capacidades, o que aumentou bastante as suas competências.
O Prémio Ready to Grow, um galardão que visa premiar a maturação e profundidade dos projetos e é patrocinado pelo Grupo José de Mello, foi atribuído à equipa constituída pelos estudantes Henrique Sousa, Hugo Afonso, Leonardo Durão, Lucas Falcão e Santiago Cote, que desenvolveram o Projeto Salisolutions. Esta equipa desenvolveu uma solução para um problema decorrente da dessalinização da água do mar, como método para obter água potável. O projeto SaliSolutions consiste na reutilização de salmouras para a cultura de duas espécies tolerantes à salinidade e de elevado valor comercial, especificamente as microalgas e a salicórnia (uma planta comestível, salgada e saudável e que pode substituir o sal). Os estudantes aplicaram o seu conhecimento de biologia, sustentabilidade e de negócio para desenvolverem e avaliarem comercialmente uma solução em que as duas espécies são integradas num sistema sequencial de remediação que irá remover gradualmente os sais das salmouras e torná-las seguras para serem descartadas de novo no mar ou até reutilizadas para outros propósitos, numa abordagem de economia circular. Adicionalmente, tem ainda outra contribuição positiva para o ambiente, dado que as microalgas e a salicórnia absorvem o dióxido de carbono da atmosfera através da fotossíntese. Um projeto que concorre para vários objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU.
A equipa considera que o prémio “Ready to Grow” do Grupo José de Mello, grupo com o qual partilham valores, ajusta-se bastante ao que estavam à procura nesta fase, pois permite-lhes agora ter acesso a acompanhamento por parte dos recursos humanos especializados do grupo, para investigarem e planearem, como podem desenvolver a ideia e passar do "papel à prática". O programa startup (JA) é um projeto que visa ajudar os alunos do ensino superior a criarem uma empresa e identificarem oportunidades empreendedoras. Através de técnicas pedagógicas de simulação, os alunos planeiam uma empresa e defendem um projeto, perante um exigente painel constituído por quadros de renomadas empresas.
A Junior Achievement é uma organização global, sem fins lucrativos, fundada em 1919 nos Estados Unidos da América e está presente em mais de 100 países, visando a promoção do empreendedorismo jovem e a capacitação de jovens, no objetivo de os tornar empreendedores e líderes do futuro. No ano 2022 foi nomeada para o prémio Nobel da Paz.

A EG felicita os estudantes da EEG e os professores Nuno Marques e Elisabete Sá por esta distinção!
Gabinete de Comunicação
Escola de Economia e Gestão
Universidade do Minho
Telefone: 253 604541
Email: gci@eeg.uminho.pt
Prémio campeonato startup
Prémio campeonato startup