Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Estudantes do Mestrado em Economia Social da EEG realizaram as II Jornadas de Economia Social Voltar

segunda-feira, 08/05/2023   
JES2023
A Escola de Economia e Gestão realizou no dia 5 de maio de 2023 as II Jornadas de Economia Social subordinadas ao tema “Potenciar Sinergias”. A sessão de abertura contou com a Presidente da Escola de Economia e Gestão, Cláudia Simões, e o Secretário de Estado da Segurança Social, Gabriel Bastos, que falou sobre o "O papel da Economia Social na sociedade em transformação". Seguiu-se uma mesa redonda com o tema “Potenciar Sinergias para o combate à Pobreza e Exclusão Social”, na qual participaram o diretor do Laboratório Colaborativo para o Trabalho, Emprego e Proteção Social, Manuel Carvalho da Silva, os professores Joana Silva, da Universidade Católica, e Manuel Sarmento, da UMinho. A mesa redonda foi moderada por Inês Saraiva, aluna do Mestrado em Economia Social (2021-2023).
No final da manhã a diretora executiva do Laboratório Colaborativo Contra a Pobreza e Exclusão Social (ProChild), Ana Justino, o CEO do grupo F3M, Pedro Fraga, e o CEO do grupo Bernardo da Costa – IBM, Ricardo Costa, dinamizaram uma mesa redonda com o tema “Potenciar Sinergias com o Sector Lucrativo”, moderada por Inês Saraiva.
No início da tarde a sessão prosseguiu com um “world café” sobre desafios e soluções para a habitação, que juntou a gestora de Corporate do Human Power Hub, Cláudia Igreja, o coordenador da Cruz Vermelha de Braga, David Rodrigues, o diretor-geral da Geotributo, Ricardo Almendra, e a CEO da Econnet e presidente do Circular Economy Club Braga, Filipa Gouveia, numa sessão interativa dinamizada pelo Human Power Hub Braga. A sustentabilidade financeira foi debatida já perto do final da sessão, reunindo testemunhos do diretor do Centro Distrital de Braga da Segurança Social, João Ferreira, do delegado Norte da Cooperativa António Sérgio, Manuel Maio, e do presidente da União Distrital das IPSS de Braga, Roberto Rosmaninho.
A sessão de encerramento incluiu a entrega de prémios do concurso de fotografia das jornadas. A organização do evento, que procurou articular no programa múltiplos agentes na promoção da inserção e da inclusão social em diferentes contextos de intervenção realça “o comprometimento com o propósito distintivo e valioso da Economia Social no sentido d reflexão e ação para uma inclusão com igualdade de direitos, cidadania e participação na vida em comunidade”. A iniciativa esteve a cargo dos estudantes do Mestrado em Economia Social da Escola de Economia e Gestão da UMinho, com o apoio da Direção do Curso.
Gabinete de Comunicação
Escola de Economia e Gestão
Universidade do Minho
Telefone: 253 604541
e-mail: gci@eeg.uminho.pt
JES2023
JES2023
JES2023