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Campanhas de marketing associadas a causas têm um efeito positivo no comprometimento dos consumidores com as marcas Voltar

terça-feira, 09/04/2024   
Diana Pereira & Joaquim Silva & Beatriz Casais
As empresas que desenvolvem campanhas de marketing associadas a causas criam maior comprometimento dos consumidores com a marca. Este é o resultado de um estudo recentemente publicado no Journal of Nonprofit and Public Sector Marketing do qual Joaquim Silva e Beatriz Casais são co-autores, ambos professores do Departamento de Gestão da EEG.

O artigo, que tem como primeira autora Diana Pereira, mestre em Marketing e Estratégia pela EEG, realça ainda que este efeito do marketing associado a causas é mais forte quando a marca tem uma componente essencialmente emocional, quando comparada com uma marca funcional. No caso da marca emocional o efeito é mediado pelo facto de ser atribuído um maior valor à marca.

O estudo foi feito com recurso a um questionário, que inquiriu 268 indivíduos, e comparou uma marca classificada como emocional e uma outra marca classificada como funcional, ambas como ações de marketing associadas a causas.

Os resultados deste estudo reforçam a importância das ações de marketing associadas a causas como elemento estratégico de marketing, dado o efeito positivo que tem na resposta dos consumidores no que respeita à sua relação com as marcas.

Ver artigo: Diana Pereira, Joaquim Silva & Beatriz Casais (2024): Consumer Brand Engagement Fostered by Cause-Related Marketing in Emotional and Functional Brands, Journal of Nonprofit & Public Sector Marketing, https://doi.org/10.1080/10495142.2024.2329258
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Diana Pereira & Joaquim Silva & Beatriz Casais