A Escola de Economia, Gestão e Ciência Política da Universidade do Minho convida toda a comunidade académica a acompanhar o programa “Twinning com a Maynooth University”, a decorrer nos dias 22, 23 e 24 de abril de 2025, no Salão Nobre da EEG.
Este evento integra a iniciativa Twinning 2.0 da Arqus Alliance 2025 e tem como tema central “Desafios multi-níveis para a UE e a contestação da ordem internacional global”. Através de sessões de partilha e debate, pretende-se analisar os impactos da crescente instabilidade internacional na política europeia, promovendo uma reflexão crítica a vários níveis – regional, nacional e internacional.
O encontro contempla a presença de docentes e estudantes da Maynooth University (Irlanda), bem como da Universidade do Minho, no âmbito de um programa de mobilidade que dá continuidade à visita realizada pela EEG à instituição parceira no ano anterior. O objetivo principal é o intercâmbio de conhecimento, a análise comparativa de políticas públicas e a promoção de colaborações entre estudantes de mestrado e doutoramento das áreas de Ciência Política, Relações Internacionais e Administração Pública.
Participantes da EEG:
Marco Paschoalotto – Professor Auxiliar, Departamento de Ciência Política
Luís Mota – Professor Auxiliar, Departamento de Ciência Política
![]()
Isabel Estrada Carvalhais - Professora Associada, Departamento de Ciência Política
Filipe Fernandes - Doutorando em Ciência Política e Relações Internacionais da EEG e Advisor do Mayor da Câmara Municipal de Braga
Participantes da Maynooth University:
Brian Conway – Assistant Professor, Departamento de Sociologia
John O'Brennan – Professor, Departamento de Sociologia
A iniciativa proporciona uma plataforma de contacto direto entre investigadores e estudantes, contribuindo para o desenvolvimento académico e científico num ambiente internacional. A participação é particularmente relevante para estudantes interessados nas dinâmicas políticas e sociais que moldam a ordem global contemporânea.
A entrada é livre e aberta à comunidade académica.