quinta-feira, 15/01/2026
Auditório dst | Edifício 8 | Campus de Gualtar | Braga, 16h30
A Escola de Economia, Gestão e Ciência Política da Universidade do Minho promove, no dia 15 de janeiro de 2026, pelas 16h30, no Auditório dst a sessão “Quando a inteligência não basta: pensamento crítico como exigência epistemológica”, dedicada à reflexão sobre o papel do pensamento crítico na avaliação de informação, argumentos e decisões.
A iniciativa propõe uma análise dos desafios contemporâneos associados à tomada de decisão, num contexto marcado pela sobreabundância informativa, pela fragmentação do conhecimento e pela crescente pressão para decidir rapidamente. Partindo da tradição socrática, a sessão aborda o pensamento crítico enquanto prática filosófica de vigilância dos próprios juízos, articulando contributos da filosofia, da psicologia cognitiva e da análise das condições sociais e tecnológicas que favorecem o erro sistemático.
A sessão contará com a participação de Nuno Paulos Tavares, licenciado em Filosofia, docente desde 2005 nas áreas da Filosofia, Psicologia, Sociologia, Desenvolvimento Pessoal e Pensamento Crítico. É cofundador e coordenador da Enteléquia – Filosofia Prática e fundador da A Consulta Filosófica, desenvolvendo atividade como consultor em contextos educativos e organizacionais.
Esta sessão EEGConnect integra o Programa de Desenvolvimento de Competências Transversais da EEG (EEGenerating Human Skills).
As inscrições estão disponíveis na plataforma EEGenerating Skills.
Gabinete de Comunicação
Escola de Economia, Gestão e Ciência Política
Universidade do Minho
Telefone: 253 604 541
Email: gci@eeg.uminho.pt