Fernando Alexandre
Doutoramento em Economia (Birkbeck College, Universidade de Londres)

Professor Associado com Agregação
  falex@eeg.uminho.pt
   253 604 546 , 253604510
Doutorado em Economia pela Universidade de Londres - Birkbeck College, mestre e licenciado em Economia pela Universidade de Coimbra. Consultor da Área de Estudos Económicos da Fundação Francisco Manuel dos Santos. Anteriormente exerceu as funções de Pró-Reitor para a Valorização do Conhecimento da Universidade do Minho e de Presidente do Conselho Pedagógico da EEG/UMinho e de Diretor do Departamento de Economia da UMinho. Entre 2013 e 2015 exerceu as funções de Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Administração Interna. No âmbito de trabalhos de consultoria, colaborou, entre outras entidades, com o Ministério do Trabalho e Solidariedade Social, Tribunal de Contas, Associação Portuguesa de Seguradores, Microsoft Portugal. Os resultados da sua investigação têm sido noticiados nos media (Expresso, Público, Observador, Jornal de Negócios, RTP, TVI, entre outros). É membro do painel Tudo é Economia da RTP3 e colunista do jornal Observador.
Macroeconomia
Economia Monetária e Financeira
Economia Portuguesa
Segurança Social
Estudos de Impacto Económico e Social.
Alexandre, F., Bação, P., Cerejeira, J., & Portela, M. (2017). Exchange Rates, Employment and Labour Market Rigidity. World Economy, 40(5), 993–1011. DOI
Alexandre, F., Aguiar-Conraria, L., & Bação, P. (2016). Crise e Castigo - Os desequilíbrios e o resgate da economia portuguesa. Fundação Francisco Manuel dos Santos. DOI
Alexandre, F., Bação, P., Lains, P., Martins, M. M. F., Portela, M., & Simões, M. (2014). A Economia Portuguesa na União Europeia: 1986 – 2010. Coimbra: Actual Editora. DOI
Alexandre, F., Bação, P., & Driffill, J. (2011). Bubbles in exchange rates and monetary policy. Scottish Journal of Political Economy, 58(1), 29–50. DOI