Miguel Portela
Doutoramento em Economia (Universidade de Amesterdão)

Professor Associado
  miguel.portela@eeg.uminho.pt
   253601910 , 253 604 584
Miguel Portela é doutorado em Economia pela Universidade de Amesterdão (2007). Atualmente é Professor Associado da Universidade do Minho e diretor do Programa de Doutoramento em Economia. É, igualmente, afiliado do NIPE / U Minho, CIPES / U Porto e IZA, Bona. Tem em curso uma colaboração com o Banco de Portugal. Os seus interesses de investigação centram-se nas áreas de Economia do Trabalho e da Educação e Econometria Aplicada. Tem diversos artigos científicos publicados em revistas de referência, incluindo Econometrica, Scandinavian Journal of Economics e Regional Studies. Tem em curso colaborações com equipas de investigação internacionais, lidera equipas investigação, tendo elaborado relatórios de apoio a elaboração de políticas públicas sobre salário mínimo, educação e emprego no mercado de trabalho português. Tem, adicionalmente, experiência de consultoria, tanto para instituições públicas, como para o setor privado, incluindo Microsoft, Associação Portuguesa de Seguradores, Ministério da Economia e Organização Internacional Trabalho (OIT).
Labour economics; Economics of Education and Applied Econometrics
Alexandre, F., Bação, P., Cerejeira, J., & Portela, M. (2017). Exchange Rates, Employment and Labour Market Rigidity. World Economy, 40(5), 993–1011. DOI
Costa, H., Veiga, L. G., & Portela, M. (2015). Interactions in Local Governments' Spending Decisions: Evidence from Portugal. Regional Studies, 49(9), 1441–1456. DOI
Buhai, I. S., Portela, M. A., Teulings, C. N., Teulings, C. N., & van Vuuren, A. (2014). Returns to tenure or seniority? Econometrica, 82(2), 705–730. DOI