Emília Fernandes é Professora Auxiliar na Escola de Economia e Gestão, da Universidade do Minho e Doutorada em Ciências Empresariais. A sua investigação tem-se centrado na discriminação e igualdade de oportunidades de género; gestão da diversidade; empreendedorismo; práticas de resistência e identidades organizacionais; e gestão de recursos humanos. Tem publicado na área do género, construção identitária no contexto de trabalho e empreendedorismo.
Teoria Feminista e Pós-colonialismo no Contexto das Organizações
Identidades Profissionais e Organizacionais
Estudos sobre o Género
Empreendedorismo
Igualdade de Oportunidades e Gestão da Diversidade
Gestão de Recursos Humanos
Publicações selecionadas
Esteban, L., Fernandes, E., Cimbrini, T., Smith, C., & Goksu, G. (2024). Female chairs on the boards of European National Sports Federations: a comparative study. Gender in Management, 39(4), 497–515. DOI
Fernandes, E., & Saraiva, A. (2022). Alternative consumer practices for a sustainable identity: the perspective of organic food consumption. Journal of Marketing Management, 38(3-4), 279–308. DOI
Saraiva, A., Fernandes, E., & von Schwedler, M. (2020). The pro-environmental consumer discourse: A political perspective on organic food consumption. International Journal of Consumer Studies. DOI
Fernandes, E., & Leite, R. (2016). Embodied women in the work context: The case of Portuguese businesswomen and their female subordinates. Women's Studies International Forum, 56, 45–55. DOI
Fernandes, E. (2008). Elas por elas: corpos ruidosos, corpos silenciados em contexto organizacional. Diacrítica, 22(3), 87–102. DOI
Outras publicações
Esteban, L., Fernandes, E., Cimbrini, T., Smith, C., & Goksu, G. (2024). Female chairs on the boards of European National Sports Federations: a comparative study. Gender in Management, 39(4), 497–515. DOI
Pinto, L. H., Fernandes, E., & Xinyan, L. (2024). The community of Chinese “expat-preneurs”: understanding the challenges of doing business abroad. Journal of Enterprising Communities, 18(2), 303–326. DOI
Goday, L. C., & Fernandes, E. (2023). O que é o talento? Um estudo baseado na perceção de profissionais de recursos humanos brasileiros. In T. Proença & A. Veloso (Eds.), Tendências no trabalho e na gestão de pessoas. (Vol. 1ª edição). Lisboa: RH Editora. DOI
Fernandes, E., & Saraiva, A. (2022). Alternative consumer practices for a sustainable identity: the perspective of organic food consumption. Journal of Marketing Management, 38(3-4), 279–308. DOI
Salvador, L. E., Cimbrini, T. D., Fernandes, E., G., G. G., & Smith, C. (2022). Corporate governance in sports organizations: a gendered approach (1ª.). Saragoça, Teruel: Servicio de Publicaciones de la Universidad de Zaragoza. DOI
Salvador, L. E., Fernandes, E., Cimbrini, T. D., Güngör, G., & Jones, R. (2022). Women and National Sport Governance: a European Approach interviews guide (1ª.). Saragoça: Publicacions Universidad Zaragoza. DOI
Salvador, L. E., Güngör, G., Fernandes, E., Cimbrini, T. D., & Jones, R. (2022). Analysis of gender equality policies on the boards of directors of national sports federations: An exploratory analysis: survey report; 1ª ed. (1ª.). Saragoça, Teruel: Publicacions Universidad Zaragoza. DOI
Fernandes, E. (2021). Dilemas discursivos entre o relacional e o racional: definindo poder e autoridade quando se é empresária. In A. P. Marques (Ed.), Mulheres empresárias e empreendedoras (1st ed., pp. 16–44). V.N.Famalicão: Edições Húmus. DOI
Saraiva, A., Fernandes, E., & von Schwedler, M. (2020). The green identity formation process in organic consumer communities: Environmental activism and consumer resistance. Qualitative Market Research, 23(1), 69–86. DOI
Saraiva, A., Fernandes, E., & von Schwedler, M. (2020). The pro-environmental consumer discourse: A political perspective on organic food consumption. International Journal of Consumer Studies. DOI
Braga, D., & Fernandes, E. (2019). Consequências emocionais em contextos de trabalho opressivos: os jovens profissionais e as relações laborais em tempos de crise. In C. Machado & J. P. Davim (Eds.), Resiliência e Inteligência Emocional (pp. 111–146). Lisboa: Almedina. DOI
Cimbrini, T. D., Esteban-Salvador, M. L., Fernandes, E., Goksu, G. G., & Smith, C. (2019). Corporate governance in sport organizations: a gender perspective. Teruel, Spain: Publicacions Universidad Zaragoza. DOI
Fernandes, E. (2019). Gender and corporate boards in sport: a short description of Portugal. In Corporate governance in sport organizations: a gender perspective (pp. 158–174). Teruel: Publicacions Universidad Zaragoza. DOI
Saraiva, A., von Schwedler, M., & Fernandes, E. (2018). Choosing local organic food: Consumer motivations and ethical spaces . International Journal of Nutrition and Food Engineering, 12(3), 58–66. DOI
Evanice Nadya, & Emilia Fernandes. (2017). Gender and Entrepreneurship in Angola: Narratives of the ‘Muambeiras’ of Lubango. In C. Machado & J. P. Davim (Eds.), Managing Organizational Diversity: Trends and Challenges in Management and Engineering (pp. 119–134). Springer. DOI
Fernandes, E., & Mota-Ribeiro, S. (2017). “Respect” and “self-determination” women entrepreneurs’ identities and entrepreneurial discourses. Gender in Management, 32(1), 66–80. DOI
Carvalho, A. F., & Fernandes, E. (2016). Processos de discriminação de profissionais imigrantes e qualificadas em contextos laborais tipicamente masculinos. Ex Aequo, 33, 117–132. DOI
Fernandes, E., & Leite, R. (2016). Embodied women in the work context: The case of Portuguese businesswomen and their female subordinates. Women's Studies International Forum, 56, 45–55. DOI
Martins, S., Fernandes, E., & Leite, R. (2016). Gendered understandings of innovation in nursing and entrepreneurship: an exploratory study in the Portuguese context. In G. A. Alsos, U. Hytti, & E. Ljunggren (Eds.), Research Handbook on Gender and Innovation (pp. 107–126). Edward Elgar. DOI
Resende, I., & Fernandes, E. (2015). Recruitment and selection in the expatriation process: comparing perceptions between organizations and individuals. In C. Machado & J. P. Davim (Eds.), Organizational Management: Policies and Practices in a Global Market (pp. 132–149). England: Palgrave MacMillan. DOI
Cabral-Cardoso, C., & Fernandes, E. (2014). Entrepreneurship among Portuguese women. In L. Kelly (Ed.), Entrepreneurial Women: New Management and Leadership Models (1st ed., Vol. 2, pp. 135–156). Santa Barbara, California: ABC - CLIO. DOI
Fernandes, E., & Leite, R. (2014). The gender of the entrepreneur and the politics of entrepreneurship for women: An exploratory study. In C. Machado & J. P. Davim (Eds.), Work organization and Human Resource Management (pp. 105–123). Switzerland: Springer. DOI
Fernandes, E. (2008). Elas por elas: corpos ruidosos, corpos silenciados em contexto organizacional. Diacrítica, 22(3), 87–102. DOI
Fernandes, E., & Cabral-Cardoso, C. (2006). The social stereotypes of the Portuguese female and male manager. Gender in Management, 21(2), 99–112. DOI
Fernandes, E. (2005). Estereótipo. In A. L. Amaral & A. G. Macedo (Eds.), Dicionário da Crítica Feminista (p. 57). Porto: Editora Afrontamento. DOI
Fernandes, E., & Cardoso, C. C. (2005). The female manager and male manager: The persistence of the asymmetries between their social stereotypes. Tékhne - Review of Applied Management Studies, 2(3), 39–59. DOI
Fernandes, E., & Cabral-Cardoso, C. (2003). Gender asymmetries and manager stereotype among management students. Women in Management Review, 18(1/2), 77–87. DOI
Epistemologia e Teoria do Conhecimento em Gestão
Doutoramento
Fundamentos de Organização e Gestão
Licenciatura
Género, Trabalho e Emprego
Mestrado
Introdução ao Comportamento Organizacional
Licenciatura
Liderança e Gestão da Mudança
Mestrado
Teorias Organizacionais Avançadas
Doutoramento