Maria Helena Guimarães
Doutoramento em Economia Política Internacional (University of Cincinnati)

Professor Associado com Agregação
  guimarmh@eeg.uminho.pt
   253 604 544 , 253 604 584
   2.21
É Professora Associada com Agregação e membro do Conselho Geral da UM. Doutorada pela Universiity of Cincinnati na área de economia política internacional, possui um mestrado em ciência política pela mesma Universidade, e outro em estudos europeus pela UMinho e é licenciada é em Relações Internacionais. Possui uma Cátedra Jean Monnet atribuída pela União Europeia. Foi Fulbright Visiting Scholar na American University - Washington DC e professora visitante na University of Washington, Seattle.. Tem artigos publicados em várias revistas científicas entre as quais o Journal of Common Market Studies, é co-editora de um livro sobre o Mercado Único (Emerald), autora do livro Economia Política do Comércio Internacional e ainda de capítulos em livros de editoras estrangeiras e nacionais. Recebeu financiamentos para investigação da Comissão Europeia, FCT, FLAD e American Consortium on EU Studies. A principal área de investigação é a economia política do mercado único. Leciona nas áreas da economia política internacional, integração europeia e economia política do comércio internacional. Tem orientado estudantes de pós-graduação e pós-doutoramento e participa regulamente em júris de doutoramento e mestrado em universidades portuguesas. Foi vice-presidente e presidente interina da EEG, onde dirigiu e coordenou projetos de ensino graduado, pós-graduado e de educação internacional.
Camisão, I., & Guimarães, M. H. (2017). The Commission, the Single Market and the Crisis: The Limits of Purposeful Opportunism. Journal of Common Market Studies, 55(2), 223–239. DOI
Egan, M., & Guimarães, M. H. (2017). The Single Market: Trade Barriers and Trade Remedies. Journal of Common Market Studies, 55(2), 294–311. DOI
Egan, M., & Guimarães, M. H. (2012). Compliance in the single market. Business and Politics, 14(4), 1–28. DOI
Guimarães, M. H., Faria, A. P., & Barbosa, N. (2010). Determinants of Non-Tariff Barriers in Intra-EU Trade. In M. H. Guimarães & A. P. Faria (Eds.), Product Market Integration: A Multifaceted Approach (Vol. 26, pp. 101–117). Emerald. DOI