Ana Paula Brandão
Doutoramento em Ciência Política e Relações Internacionais (Universidade do Minho)
Departamento de Ciência Política

Professor Auxiliar
  abrandao@eeg.uminho.pt
   +351 253604524 , 253604510
É doutorada em Ciência Política e Relações Internacionais e Profª Auxiliar da EEG-UMinho. É Membro Integrado e Directora-Adjunta do CICP. Desempenhou diversos cargos de direção de curso (Licenciatura, Mestrado e Doutoramento), sendo presentemente Directora do Mestrado em Ciência Política. Foi agraciada com o ‘Prémio de Mérito Docente’ pela Pró-Reitoria para a Avaliação e Qualidade do Ensino. Coordenou (IR) projetos financiados pela FCT e tem participado em projetos financiados, nacionais e internacionais. Tem integrado diversos painéis de avaliação de concursos de bolsas de doutoramento da FCT. É membro do corpo editorial de Conjuntura Global (NPRI), Globo (Diário de Bordo), HSSC (Springer), Nação e Defesa (IDN), Perspectivas (CICP). Foi auditora do Curso de Defesa Nacional. É membro de diversos Grupos de Estudo e conferencista do IDN. É oradora em conferências e cursos do Instituto Universitário Militar. Integrou a direção da APCP (2016-2021) e foi (co)proponente da Secção de Estudos Europeus, sendo presentemente membro da direção da referida Secção. É membro da Comissão Externa de Avaliação Permanente do centro de investigação ICPOL. Os seus interesses de investigação incidem sobre Estudos de Segurança (teorias da segurança, segurança europeia, segurança humana) e Estudos da UE (PESC/PCSD, segurança interna da UE, security actorness, sistema político da UE)
Estudos de Segurança (teorias da segurança; segurança europeia; segurança humana); Estudos da União Europeia (PESC/PCSD; segurança interna da UE; security actorness; sistema político da UE).
Publicações selecionadas
Brandão, A. P., & Camisão, I. (2021). Playing the Market Card: The Commission’s Strategy to Shape EU Cybersecurity Policy. Journal of Common Market Studies, 1–21. DOI
Júnior, H. A., & Brandão, A. P. (2021). Rupturas conceituais de segurança e meio ambiente no Antropoceno: os nexos securitários em formação desde o pós-guerra fria. Tempo e Argumento, 13(32), e0109. DOI
Brandão, A. P. (2020). Enabling the Securitisation of the Sea Through Hybridity: EU Narrative Under Scrutiny. In A. Rocha, P. Calderon, & T. M. Guarda (Eds.), Developments and Advances in Defense and Security (Vol. 181, pp. 507–518). Singapure: Springer. DOI