Ana Paula Brandão
Doutoramento em Ciência Política e Relações Internacionais (Universidade do Minho)
Departamento de Relações Internacionais e Administração Pública

abrandao@eeg.uminho.pt
   +351 253604524 , 253604510
Ana Paula Brandão é doutorada em Ciência Política e Relações Internacionais, Professora Auxiliar da Escola de Economia e Gestão e investigadora do CICP, da Universidade do Minho. Desempenhou diversos cargos de direccção de cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento, sendo presentemente Directora do Mestrado em Ciência Política. É membro do corpo editorial de Conjuntura Global (NPRI, Brasil), Globo (Diário de Bordo Editores) e Perspectivas (CICP). Integra a direcção da APCP, tendo sido membro fundador (co-proponente) e da direcção da Secção de Estudos Europeus. É membro de diversos Grupos de Estudo e conferencista do Instituto de Defesa Nacional. Os interesses de investigação, as publicações e comunicações em encontros científicos nacionais e internacionais incidem sobre Estudos de Segurança (teorias da segurança, segurança europeia, segurança humana) e Estudos Europeus (PESC/PCSD, segurança interna da UE, security actorness, sistema político da UE).
Estudos de Segurança (teorias da segurança; segurança europeia; segurança humana); Estudos Europeus (PESC/PCSD; segurança interna da UE; security actorness; sistema político da UE).
Brandão, A. P. (2015). A UE e o terrorismo transnacional: securitizing move e ator normativo, uma contradição nos termos? In A. Barrinha & M. R. Freire (Eds.), Segurança, Liberdade e Política: A Escola de Copenhaga em Português (pp. 45–78). Imprensa das Ciências Sociais, Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. DOI
Brandão, A. P. (2015). The Internal-External Nexus in the Security Narrative of the European Union. Janus.Net, 6(1), 1–20. DOI
Brandão, A. P. (2014). Apaziguamento [entrada em Enciclopédia]. In N. C. M. e Francisco Pereira Coutinho (Ed.), Enciclopédia das Relações Internacionais (pp. 30–32). Lisboa: Dom Quixote. DOI
Brandão, A. P., & Carrapiço, H. (2013). As Dimensões Externas da Segurança Interna. Relações Internacionais, (40), 5–8. DOI