Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Apresentação do livro "Inteligência Artificial, Bênção ou Maldição" Voltar

terça-feira, 06/05/2025    Lounge da EEG, campus de Gualtar, Braga
Apresentação do livro: Inteligência Artificial, Bênção ou Maldição
Lounge da EEG | Edifício 8 - EEG | Campus de Gualtar | Universidade do Minho | 17h00
A Escola de Economia, Gestão e Ciência Política da Universidade do Minho convida toda a comunidade académica e o público em geral a participar na sessão de apresentação do livro "Inteligência Artificial, Bênção ou Maldição", da autoria de Diogo Freitas, que terá lugar no dia 6 de maio, pelas 17h00, no Lounge da EEG.

Nesta sessão de lançamento, a obra será apresentada pelo Padre Jorge Oliveira, numa conversa que contará ainda com a presença do autor, Diogo Freitas – CEO de um grupo de empresas ligadas à indústria alimentar e membro da comunidade empresarial associada à UMinhoExec – e do Professor Luís Aguiar-Conraria, Professor do Departamento de Economia e Presidente da EEG.

O livro, de leitura acessível e direta, procura lançar uma reflexão profunda sobre o papel da Inteligência Artificial na sociedade contemporânea. Partindo da premissa de que esta tecnologia veio para ficar, o autor analisa os benefícios e os perigos do seu desenvolvimento acelerado, alertando para os riscos de uma evolução descontrolada que poderá conduzir à chamada singularidade tecnológica. A obra oferece ainda sugestões sobre como lidar com esta nova realidade e inclui o contributo de diversos convidados que partilham as suas perspetivas sobre este tema tão atual.

Biografia: Nasceu em 1990 em Ponte de Lima e desde jovem as áreas dos negócios, do saber, do conhecimento e do desenvolvimento pessoal lhe interessam. Dedicado ao empreendedorismo desde muito novo deu continuidade ao testemunho do seu pai. Estava clara que a predisposição para o desenvolvimento gradual e sustentável do seu percurso profissional seriam traçados e objectivados com sucesso. Iniciou os seus estudos em economia na FEP, curso que não terminou, e recentemente ingressou em Filosofia na Católica. Atualmente é CEO de um grupo de empresas ligadas à indústria alimentar que operam em Portugal e Espanha.

Sinopse: Inteligência Artificial, Bênção ou Maldição, da autoria de Diogo Freitas, garante ao leitor que a Inteligência Artificial (IA) veio para ficar. Por isso é essencial que todos estejamos preparados para a receber. Sucede que a evolução desta tecnologia não trará apenas benefícios mas também, assegura Diogo Freitas, malefícios que poderão superar largamente os proveitos.Atingida a inteligência artificial geral, abrir-se-á uma caixa de Pandora e nesse momento poderá ser demasiado tarde para impedir o descontrolo. A singularidade é um ponto a partir do qual o desconhecido impera e é isso que nos deve preocupar.Neste Inteligência Artificial, Bênção ou Maldição, livro que se quis simples e direto, de fácil leitura encontrará uma explicação do que é a IA, dos problemas e benefícios atuais, dos riscos que teremos de assumir se mantivermos o seu desenvolvimento descontrolado e ainda sugestões de como lidar com estas mudanças. Na parte final será surpreendido com as opiniões de alguns convidados acerca desta temática tão relevante.No final deste livro o leitor estará capacitado para analisar esta tecnologia de forma crítica e tomar as suas próprias conclusões. Será a inteligência artificial uma bênção ou uma maldição?

Gabinete de Comunicação
Escola de Economia, Gestão e Ciência Política
Universidade do Minho
Telefone: 253 604 541
Email: gci@eeg.uminho.pt
Apresentação do livro: Inteligência Artificial, Bênção ou Maldição